A utilização das redes sociais por professores e alunos : uma potencialidade ainda pouco utilizada
dc.contributor.advisor | Costa, Janete Sander | pt_BR |
dc.contributor.author | Cantelli, Angélica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-30T02:05:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95738 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procurou demonstrar a necessidade e a importância da interatividade entre professores e alunos através do uso das redes sociais dentro e fora das salas de aula, de forma a conscientizar os professores nas vantagens e no ganho de qualidade na utilização das redes sociais como novo método de aprendizagem, para que se concretize a formação de uma nova padronização do estudo acadêmico, deixando de lado o processo de aprendizagem somente baseado na repetição. O método de abordagem de estudo utilizado foi o método dialético, uma vez que se se utilizou o raciocínio e a comparação através de argumentação e contra argumentação das questões apresentadas, confrontando o projeto de aprendizado através da utilização de redes sociais com a impossibilidade frente à desigualdade social e o desinteresse parcial ou total dos alunos. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro diz respeito a um rápido estudo sobre o delineamento histórico da educação e a modernidade do século XXI, tal como a expansão das mídias frente às novas tecnologias de informação e a incorporação na vida em sociedade de novos dispositivos portáteis; o segundo capítulo abordou aspectos importantes quanto à transição do ensino fundamental para o ensino moderno, bem como o diálogo aberto entre educadores e educandos através do uso das redes sociais e a abordagem de métodos incorretos utilizados por professores em busca de se adequarem as novas tecnologias; e, no terceiro e último capítulo, foi abordada a proposta de aprendizado curricular e extracurricular através do uso das redes sociais, de forma que as escolas venham criar meios de se apropriar dessa ferramenta, utilizando-a de maneira pedagógica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.title | A utilização das redes sociais por professores e alunos : uma potencialidade ainda pouco utilizada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911687 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)