A utilização das redes sociais por professores e alunos : uma potencialidade ainda pouco utilizada
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho procurou demonstrar a necessidade e a importância da interatividade entre professores e alunos através do uso das redes sociais dentro e fora das salas de aula, de forma a conscientizar os professores nas vantagens e no ganho de qualidade na utilização das redes sociais como novo método de aprendizagem, para que se concretize a formação de uma nova padronização do estudo acadêmico, deixando de lado o processo de aprendizagem somente baseado na repetição. O método de abordage ...
O presente trabalho procurou demonstrar a necessidade e a importância da interatividade entre professores e alunos através do uso das redes sociais dentro e fora das salas de aula, de forma a conscientizar os professores nas vantagens e no ganho de qualidade na utilização das redes sociais como novo método de aprendizagem, para que se concretize a formação de uma nova padronização do estudo acadêmico, deixando de lado o processo de aprendizagem somente baseado na repetição. O método de abordagem de estudo utilizado foi o método dialético, uma vez que se se utilizou o raciocínio e a comparação através de argumentação e contra argumentação das questões apresentadas, confrontando o projeto de aprendizado através da utilização de redes sociais com a impossibilidade frente à desigualdade social e o desinteresse parcial ou total dos alunos. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro diz respeito a um rápido estudo sobre o delineamento histórico da educação e a modernidade do século XXI, tal como a expansão das mídias frente às novas tecnologias de informação e a incorporação na vida em sociedade de novos dispositivos portáteis; o segundo capítulo abordou aspectos importantes quanto à transição do ensino fundamental para o ensino moderno, bem como o diálogo aberto entre educadores e educandos através do uso das redes sociais e a abordagem de métodos incorretos utilizados por professores em busca de se adequarem as novas tecnologias; e, no terceiro e último capítulo, foi abordada a proposta de aprendizado curricular e extracurricular através do uso das redes sociais, de forma que as escolas venham criar meios de se apropriar dessa ferramenta, utilizando-a de maneira pedagógica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (1950)
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