Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranco, Maria Estela Dal Paipt_BR
dc.contributor.authorNez, Egeslaine dept_BR
dc.date.accessioned2014-04-25T01:53:03Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94742pt_BR
dc.description.abstractNo emaranhado da sociedade em rede, do conhecimento e hipermoderna encontra-se a universidade brasileira, enraizada nas relações com o contexto sócio-econômico que são atravessadas por tensões e paradoxos. Considera-se que as Instituições de Educação Superior são dinâmicas e se transformam com as mudanças que ocorrem na sociedade, na cultura, na política e na economia. Há uma premissa em evidência de que é o lócus privilegiado para o acesso à cultura e a ciência, e tem sua existência garantida para criar e divulgar o conhecimento. Nos últimos anos, inúmeros foram os espaços que travaram discussões que se debruçaram a analisar a função da universidade na contemporaneidade. Empreende-se nessa tese uma leitura substantiva da realidade sobre a pesquisa e suas condições de realização nos espaços acadêmicos. Neste sentido, a presente investigação se insere na especificidade da Educação Superior, com destaque para as políticas institucionais, enfoca a pesquisa e a Pósgraduação numa universidade estadual multicampi, e tem sua gênese na projeção de cenários. Objetiva identificar e analisar as políticas e as práticas de pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com vistas a desenhar cenários para fortalecer a pesquisa, no seu espaço que é a Pós-graduação. A tese compõe-se de etapas sucessivas e articuladas no âmbito de um estudo multimetodológico. Esse processo contínuo de análise parte da pesquisa bibliográfica e estende-se na pesquisa documental, além da pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas realizadas com três categorias de participantes (líderes de grupos, coordenadores de programas de Pós-graduação e ex-pró-reitores de pesquisa e Pósgraduação). Os procedimentos analíticos são a análise de conteúdo, a rede de significações e a abordagem quali/quantitativa, constituindo um estudo de caso. O estudo tem cunho descritivo-exploratório, mas é perpassado por um esforço de construção teórico categorial de onde emerge a rede de significações do objeto. Entre as categorias destacam-se: pesquisa, Pós-graduação, adensamento e densidade da produção docente, concepção e financiamento da pesquisa, hipermodernidade, sociedade em rede e do conhecimento, paradoxo indivíduo/grupo/rede. Nessa direção, a tese está organizada em quatro partes representativas do percurso percorrido: no primeiro são realizadas discussões metodológicas, traça-se um mapa da pesquisa e elenca-se sua delimitação e justificativa. Em seguida, contextualiza-se a rede conceitual, abordam-se as tessituras da hipermodernidade (Lipovetsky), da sociedade em rede (Castells) e do conhecimento (Didriksson). A terceira dedica-se a explorar o cenário constituído, o qual enfatiza a história das universidades e da Unemat enquanto instituição pública no Estado de Mato Grosso. Na quarta parte, do cenário constituinte se identifica os elementos constitutivos das redes de significações individual, institucional e dos laços para a integração com seus respectivos cenários que são o foco dessa investigação. Deste modo, as redes são compostas da “tradição” de fazer pesquisa e de elementos econômicos (financiamento dos projetos), políticos (organização e estruturação dos atos regulatórios), além de ideológicos (concepção de pesquisa e características dos pesquisadores). Finalmente, em termos conclusivos, sinalizam-se os nexos que fundamentam a propositura da tese indicando que a universidade, por meio da Pós-graduação é fonte geradora de conhecimento, na medida em que adensa e densifica suas políticas e ações de produção da pesquisa por meio dos grupos, dos projetos e das redes. Esse contexto propicia e delimita papéis (da universidade e do pesquisador) e significados advindos do habitus e da ambiência institucional que permeiam o desenho dos cenários propositivos para a integração das pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractIn the tangle of the network society, knowledge and hypermodern is a Brazilian university, rooted in relations with the socio-economic context that are traversed by tensions and paradoxes. It is considered that higher education institutions are dynamic and transform with the changes taking place in society, culture, politics and economics. There is an assumption on evidence that is the privileged locus for access to culture and science, and has its guaranteed to create and disseminate knowledge existence. In recent years, numerous were the spaces where discussions have focused to analyze the role of the university in contemporary society were fought. Is undertaken in this thesis a substantive reading of reality about the research and its conditions of achievement in academic areas. In this sense, this investigation falls within the specificity of Higher Education, with emphasis on institutional policies, focuses on the research and Postgraduate multicampi a state university, and has its genesis in the projection scenarios. Aims to identify and analyze the policies and practices of research at the State University of Mato Grosso (Unemat), with a view to designing scenarios to strengthen research in its space that is Postgraduate. The thesis consists of successive and articulated within a study multimethodological steps. This continuous process of analysis of the literature and extends the documentary research , in addition to field research with semistructured interviews with three categories of participants (group leaders, coordinators Postgraduate programs and former pro- rectors research and Postgraduate Studies). Analytical procedures are content analysis, the network of meanings and qualitative/quantitative approach, constituting a case study. The study is descriptive and exploratory in nature but is permeated by an effort of categorical theoretical construct which emerges from the network of meanings of the object. The categories are: research, Postgraduate, density and density of teacher production, design and research funding, hypermodernity network society and knowledge paradox individual/group/network. In this sense, the thesis is organized into four parts representing the traveled path: the first methodological discussions are held, we draw a map of the research and lists is their definition and justification. Then contextualizes the conceptual network address is the tessitura of hyper (Lipovetsky), the network society (Castells) and knowledge (Didriksson). The third is devoted to explore the scenario of which highlights the history of universities and Unemat as a public institution in the State of Mato Grosso. In the fourth parts, the constituent scenario identifies the constituent networks of individual, institutional and ties for integration with their respective scenarios that are the focus of this investigation meanings elements. Thus, the networks are composed of "tradition" of doing research and economic policy (organization and structuring of regulatory acts) elements (project financing), and ideological (research design and characteristics of the researchers). Finally, in conclusive terms, signal up the connections that underlie the initiation of the thesis stating that the university, through the Postgraduate is a source of knowledge, in that it thickens and densified their policies and actions for the production of research among the groups, projects and networks. This provides context and defined roles (the university and the researcher) and deriving meanings of habitus and institutional environment that permeate the design of purposeful for the integration of research scenarios.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectPostgraduateen
dc.subjectSearchen
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectInstitutional scenariosen
dc.titleEm busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual : a construção de redes de pesquisapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000916426pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples