Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDorneles, Malvina do Amaralpt_BR
dc.contributor.authorMadeira, Rosemary Modernelpt_BR
dc.date.accessioned2014-04-25T01:52:59Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94734pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa realizou-se no Brasil e em Portugal, a partir de Histórias de Vida de mulheres acima de setenta anos. No Brasil, com exceção de duas depoentes, as participantes são frequentadoras de Educação de Jovens e Adultos e estão em processo de alfabetização. Em Portugal, as entrevistas realizaram-se com frequentadoras da Universidade da Terceira Idade, possuidoras de uma vivência escolar de, no mínimo, doze anos. A tese contempla aspectos filosóficos, tal como o Cuidado ontológico heideggeriano, aspectos sociológicos, tal como o ser-com maffesoliano, aspectos antropológicos, tal como a antropologia filosófica kuschiana, aspectos do processo da hominização desde uma perspectiva biológica. A análise das Histórias de Vida privilegia os fatos que, normalmente, são considerados corriqueiros como a convivência, os sonhos, as perdas, os ganhos e mostram a constituição do humano e da Instituição Escola, enquanto lugar onde o estar-com e o cuidado fundamenta a resiliência em idosos.pt_BR
dc.description.abstractThe research was conducted in Brazil and Portugal, from Life Stories of women over seventy years. In Brazil, with the exception of two interviewees, participants are attending the Youth and Adult Education and literacy are in process. In Portugal, the interviews were held with attending the University of the Third Age, possessing a school experience of at least twelve. The thesis includes philosophical, as Heidegger's ontological Care, sociological aspects, such as being-with Maffesoli’s, anthropological aspects, such as Kusch’s philosophical anthropology, aspects of the process of hominization from a biological perspective. Analysis of Life Histories emphasizes the facts that are normally regarded as commonplace living, dreams, losses, gains and show the human constitution and the institution's School as a place where being-with and Care underlies the resilience in the elderly.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool & senior womenen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectResilience and care in school managementen
dc.subjectMemoirs of senior womenen
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.titleEscola e cuidado : histórias de mulheres idosaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000916447pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples