A formação em serviço no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS/HCPA)
dc.contributor.advisor | Machado, Carmen Lúcia Bezerra | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Elisabeth de Fátima da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-24T01:52:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/94701 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta Tese estudo a formação em serviço no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS/HCPA). Objetivo conhecer, analisar e interpretar as contradições que o Projeto Político Pedagógico do PRIMS/HCPA/Turma 2010-2012, orientado na perspectiva dos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), apresenta - em meio à formação inicial dos preceptores/docentes e suas práticas profissionais na Instituição e de preceptoria/docência, à formação inicial dos profissionais, atuais residentes, e à formação em serviço desenvolvida no programa - mediatizadas pelos demais elementos conjunturais e estruturais que produziram e produzem a realidade da Instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sob a orientação do método materialista dialético e histórico. A coleta de informações se deu pela história oral temática sobre a formação inicial, continuada, práticas profissionais e educativas desenvolvidas pelos preceptores, residentes, coordenador e docentes do PRIMS, pela observação participante, diários de campo e análise de documentos e dos espaços onde acontecem as práticas de formação. O Projeto Político Pedagógico pensado para propiciar um caminho de formação multiprofissional integrada e pelo trabalho, entendendo-a na amplitude de seu aspecto ontocriativo, quando praticado por seus sujeitos, mediado por suas formações iniciais e continuadas no, para e pelo trabalho, na medida da alienação de suas práticas em razão da divisão do trabalho e da acentuada parcelização das tarefas, da precarização do trabalho, da destituição do poder de suas falas e de decisão pela racionalidade hegemônica gerencial da Instituição, fica limitado em sua perspectiva de formação, a partir dos princípios e diretrizes do SUS. Todavia, as limitações observadas na materialidade das práticas da RIMS não anularam sua força como uma das possibilidades de mudança das práticas em saúde e do modelo assistencial. Mesmo com todos os óbices marcados pela dureza cartesiana e pelo ávido modelo gerencial fortemente hierarquizado, do fracionamento dos trabalhadores no contexto desse modelo gerencial, a residência tem feito rupturas para a efetivação de um trabalho interdisciplinar numa perspectiva ainda precoce, mas com possibilidades de avançar. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this thesis, we study in-service training in Health Integrated Multidisciplinary Residency Program at the Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS / HCPA). We main to know, analyze and interpret the contradictions of the Pedagogical Political Project of PRIMS/ HCPA / 2010-2012 Class from the perspective of the Principles and Guidelines of the Unified Health System ( SUS ) - through the initial training of tutors / teachers and their professional practices in the institution and preceptor ship / teaching , the initial training of professionals , current residents , and in-service training program developed in - mediated by other cyclical and structural factors that produced and produce the institution’s reality . This is a qualitative research , under the guidance of dialectical materialism and historical method . Data was collected through oral history on the initial formation, continuing, professional and educational practices developed by the preceptors , residents , coordinators and professors of PRIMS , by the participant and daily field observations, document analysis and the rooms where the training takes place. The Political Pedagogical Project was designed to provide a path of integrated multidisciplinary training , understanding it in range of your ontocreative aspect when practiced by his subjects , mediated by their initial and continuing training in to and for the work , as the alienation of their practices due to the work division and the marked sub-division of tasks , precariousness of labor , the removal of the power of their statements and decisions by hegemonic rationality of the institution , is limited in its training perspective , from principles and guidelines of SUS. However , the limitations observed in the materiality of practices RIMS do not negate its strength as one of the possibilities of changing practices in the health and care model . Even with all the obstacles marked by the Cartesian stiffness and the strongly hierarchical management model, the fractions of workers in the context of this management model , the residence has made breaks for the realization of interdisciplinary work at an early prospect , but with opportunities to advance. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Health education | en |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Labor | en |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Initial and continuing qualification in health | en |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Training services | en |
dc.subject | Hospital de Clínicas de Porto Alegre. | pt_BR |
dc.subject | Educational practices | en |
dc.subject | Residência | pt_BR |
dc.subject | Residência multiprofissional em saúde | pt_BR |
dc.title | A formação em serviço no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (PRIMS/HCPA) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000914866 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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