Mostrar el registro sencillo del ítem
Enquanto a aula acontece... práticas juvenis (des)ordenando espaços e tempos escolares contemporaneos
dc.contributor.advisor | Garbin, Elisabete Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Severo, Rita Cristine Basso Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-24T01:52:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/94695 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem como interesse central as práticas culturais juvenis em espaços e tempos escolares de duas escolas públicas em Porto Alegre. Tomando tais práticas como ponto de partida para pensar acerca dos sentidos da escola contemporânea e da constituição da identidade dos sujeitos-jovens-alunos contemporâneos. Conduzi minhas análises a partir da seguinte questão: Como as práticas juvenis, além de estarem reconfigurando os espaços e tempos escolares, podem estar produzindo a escola, os professores e os sujeitos-jovens-alunos contemporâneos? Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo central analisar práticas juvenis que ocorrem nos espaços e tempos escolares problematizando as relações que se dão entre os sujeitos-jovens-alunos e os rituais instituídos pela escola. Inscrita no campo dos Estudos Culturais, busco articulações com o campo de estudos sobre Juventudes e o campo da antropologia, especificamente o da etnografia sob inspiração de autores como Geertz, Gottschalk e Clifford cujos trabalhos se situam na chamada corrente antropológica pós-moderna. Para tematizar sobre as juventudes, dialogo com as ideias dos autores Margulis e Urresti, Reguillo, Garbin, Canevacci, Pais, entre outros. Eles destacam que não existe um único jeito de ser jovem, e sim juventudes que variam de acordo com a classe social, o lugar onde vivem as gerações às quais pertencem e a diversidade cultural. Para tecer minhas considerações acerca da escola, me reporto aos estudos de Áries, Varela e Uria, Dubet, Narodovisky, Rocha, Veiga-Neto, Sacristán, Ramos do Ó, Xavier, Sibilia, entre outros. Assim, foi possível considerar, ao longo desta pesquisa, que as diferentes dimensões da condição juvenil são mediatizadas e embricadas pelas categorias de espaço e tempo. Os jovens tendem a transformar os espaços físicos em espaços sociais, pela produção de estruturas particulares de significados. Um exemplo percebido ao longo do estudo, foi o sentido que os jovens atribuem à escola. Para eles, a escola aparece como um lugar de interações afetivas e simbólicas, carregado de sentidos. Apontam a escola como um lugar privilegiado, o lugar da sociabilidade, ou, mesmo, o cenário para a expressão da cultura que elaboram, numa reinvenção dos espaços e tempos do recreio, dos corredores, do pátio e, até mesmo, das salas de aula. Desse modo, posso inferir que as tensões, negociações existentes entre os sujeitos que habitam a escola produzem outros significados de escola, de professor e de aluno na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis has as its central interest the youth cultural practices in school spaces and times of two public schools in Porto Alegre. Taking such practices as a starting point to think about the meanings of contemporary schooling and the constitution of the identity of contemporary subjects - young – students I conducted my analysis from the following question: How youth practices, besides being reconfiguring spaces and school times, can produce the school, teachers and contemporary subjects - young - students ? Thus, this research is mainly aimed to analyze youth practices that occur in space and school time questioning the relationships that occur between subjects - young - students and rituals instituted by the school. Entered in the field of Cultural Studies , seek links with the field of studies on Youth and the field of anthropology, ethnography specifically under inspiration from authors such as Geertz , Clifford Gottschalk and whose works are in the postmodern anthropological current call. To thematize on youths, dialogue with the ideas of the authors and Urresti Margulis , Reguillo , Garbin , Canevacci , parents , among others . They point out that there is no single way to be young, but youths who vary according to social class , where the generations to which they belong and live cultural diversity . To weave my remarks about the school , I refer to studies of Aries , Varela and Uria , Dubet , Narodovisky Rock Veiga - Neto , Sacristan , Ramos do Ó , Xavier , Sibilia , among others . Thus, it was possible to consider throughout this research that the different dimensions of juvenile condition and are mediated embricadas the categories of space and time . Young people tend to transform physical spaces into social space for the production of particular structures of meaning. A perceived throughout the study , example was the sense that young people attach to them escola.Para school appears as a place of emotional and symbolic interactions , loaded with meanings . They point to the school as a privileged place , the place of sociability , or even the stage for expression of culture that elaborate , a reinvention of spaces and times of recreation , the corridors , the courtyard and even the classroom . Thus , I can infer that the tensions existing negotiations between the subjects who inhabit the school produce other meanings of school, teacher and student nowadays. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cultural studies | en |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Youths | en |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Venues and times school contemporary | en |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Tempo | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Enquanto a aula acontece... práticas juvenis (des)ordenando espaços e tempos escolares contemporaneos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000914975 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)