Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O estudo discute como as práticas de leitura, escrita e oralidade em turmas de 3º a 5º ano são planejadas e desenvolvidas por um determinado grupo de alunas estagiárias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2013/1, em seus estágios obrigatórios. Tem como objetivo identificar e analisar tais práticas pedagógicas com alunos alfabetizados, que ocorrem entre 3º e o 5º ano do ensino fundamental de nove anos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e util ...
O estudo discute como as práticas de leitura, escrita e oralidade em turmas de 3º a 5º ano são planejadas e desenvolvidas por um determinado grupo de alunas estagiárias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2013/1, em seus estágios obrigatórios. Tem como objetivo identificar e analisar tais práticas pedagógicas com alunos alfabetizados, que ocorrem entre 3º e o 5º ano do ensino fundamental de nove anos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e utiliza ferramentas de estudo de caso, contando com entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunas estagiárias. Foram analisados, também, seus diários de classe, a fim de entender como tais planejamentos foram construídos e desenvolvidos, e se os objetivos a que cada estratégia de ensino se propõe foram alcançados na perspectiva da leitura, escrita e oralidade. Como referencial teórico, foram utilizadas pesquisas de autores como Street e Lefstein (2007 apud PICCOLI 2009) e Cafieiro (2007), na área do letramento, e Soares (2003), na área da alfabetização. Os dados gerados inferem que as alunas estagiárias julgam que as atividades desenvolvidas contemplam em grande parte os objetivos propostos. Ainda evidenciou-se a influência que as orientadoras exercem na escolha dos materiais de apoio pedagógico utilizados para a construção do planejamento semanal. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1371)
Este item está licenciado na Creative Commons License