• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação TCC Pedagogia por Data do documento 
  •   Lume inicial
  • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Pedagogia
  • Navegação TCC Pedagogia por Data do documento
  • Lume inicial
  • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Pedagogia
  • Navegação TCC Pedagogia por Data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação TCC Pedagogia por Data do documento

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-20 de 1441

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Nossa formação: nossos significados teoria X prática 

      Teixeira, Francine Coelho (2007) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho procura investigar, a partir de entrevistas, os caminhos percorridos por esta pesquisadora e por professores de educação infantil, no processo da construção da sua professoralidade, do ponto de vista das - ...
    • Thumbnail

      Professora, se o meu filho só brincar não vai aprender nada! por quê e para quê brincar na educação infantil? 

      Cunha, Danusa Santos da (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente estudo se refere à infância e ao brincar na educação e suas implicações no desenvolvimento infantil e na prática escolar. Teve como objetivo revisar conhecimentos históricos da infância e do brincar, problematizar ...
    • Thumbnail

      O espaço do riso na sala de aula 

      Silva, Gabriela Usevicius Maia da (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo investigar os espaços do riso e do humor na sala de aula, em uma turma de 3ª série de uma da escola rede Estadual de Porto Alegre, na qual realizei minha prática docente. Procuro, estimulada ...
    • Thumbnail

      Avaliação : sentença ou diagnóstico? 

      Heuser, Fernanda Müller (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a Avaliação na Educação Básica. Teve por objetivo investigar as percepções de professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e alunos do Ensino ...
    • Thumbnail

      Indicadores de uma educação com qualidade para jovens e adultos 

      Dahm, Daniela Diniz (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A monografia intitulada INDICADORES DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE PARA JOVENS E ADULTOS objetiva contribuir com a definição do conceito de qualidade em educação. A partir de um relato do diário de classe a problemática se ...
    • Thumbnail

      Problematizações sobre a escolarização de literatura infantil 

      Germano, Letícia (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa problematiza a escolarização da literatura infantil a partir das experiências de leitura da futura professora, estudante de Pedagogia, e das suas escolhas literárias para a prática docente. Para isso, ...
    • Thumbnail

      Por que choras? O lugar da sensibilidade em uma tribo juvenil contemporânea : os Emos 

      Simão, Angela Schirmer (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Sensível às múltiplas identidades juvenis contemporâneas e ciente da necessidade de problematizá-las, elegi uma das tribos juvenis (os Emos) para colocar em circulação alguns discursos sobre identidade, sexualidade e ...
    • Thumbnail

      Índices e sinais : marcas de singularidade nos modos de apropriação da língua escrita por adultos 

      Teixeira, Elisangela Fofonka (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste estudo é compreender melhor como acontece a apropriação da língua escrita, por sujeitos marcados por uma história de exclusão. Para isso, fiz um acompanhamento longitudinal, durante o 2º sem/2008, de um ...
    • Thumbnail

      O professor como oráculo do aluno 

      Moreira, Maria Graziela (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho investiga o lugar da palavra do professor no processo de aprendizagem do aluno. Tem como objetivo entender como a presença ou a ausência de uma palavra pode influenciar no fracasso do aluno. As expectativas ...
    • Thumbnail

      O ensino de estudos sociais nas séries iniciais e a construção das noções de espaço e tempo 

      Marichal, Helena Maria de (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho procurou investigar como o ensino de Estudos Sociais está contribuindo para a construção das noções de espaço e tempo nas séries iniciais. A pesquisa realizada foi predominantemente qualitativa, ...
    • Thumbnail

      O computador na escola : sentidos que surgem da interação das crianças com a tecnologia 

      Freitas, Carla Inez Lima de (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O foco dessa investigação são os processos de produção de sentidos a partir dos enunciados de alunos, em processo de alfabetização, quando em interação com tecnologias disponíveis no laboratório de informática de uma escola ...
    • Thumbnail

      Educação inclusiva : estão os educadores preparados 

      Sombrio, Juliana Lager (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como principal objetivo analisar se professoras de educação infantil do ensino regular da rede municipal de Porto Alegre, estão preparadas para receber os alunos com Necessidades Educacionais Especiais ...
    • Thumbnail

      Professores nus : os professores formadores como conteúdo-linguagem de e para seus alunos 

      Ferreira, Bruna Santos (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação professor-aluno nos cursos de Pedagogia, procurando investigar em que medida os professores avaliamse como sujeitos leitores e objetos de conhecimento - ...
    • Thumbnail

      Pareceres descritivos : representações do que pensam os alunos e seus familiares 

      Santos, Aline Brito dos (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
    • Thumbnail

      Letramento e numeramento : uma abordagem de concepções de crianças na perspectiva dos estudos culturais 

      Santos, Vanessa Felix dos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso objetiva analisar que usos sociais e culturais de leitura e de escrita relacionados com conhecimentos matemáticos fazem as crianças da 28 série (ou 3° ano) do Ensino Fundamental de nove ...
    • Thumbnail

      A política de inclusão em um contexto de educação de jovens e adultos 

      Esposito, Graciette Lamas (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo problematiza a Política de Inclusão no contexto da Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública da rede de ensino do município de Porto Alegre. A heterogeneidade dos alunos que a frequentam: jovens, ...
    • Thumbnail

      Um estudo sobre a constituição da autoridade docente 

      Silvestrin, Patrícia (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é um estudo de caso e teve como objetivo investigar sobre as concepções de autoridade docente das/os alunas/os do Curso de Pedagogia da UFRGS, para melhor compreensão entre as relações possíveis dessas ...
    • Thumbnail

      A mulher jovem nas ruas : seus mecanismos de resistência, suas construções socioculturais e o papel da EMEF Porto Alegre como território de assistência, referência e emancipação 

      Nascimento, Patrícia Ribeiro do (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O conceito de cidadania não é vivenciado da mesma forma nos diferentes grupos sociais. Quando analisamos as diferentes formas de violação de direitos, percebemos diversos processos de exclusão e deslegitimação dos sujeitos. ...
    • Thumbnail

      'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental 

      Vieira, Patrícia Machado (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul objetiva analisar práticas de leitura de crianças de 9 a 11 anos que freqüentam a 4ª série do Ensino Fundamental. ...
    • Thumbnail

      Educação e trabalho infanto-juvenil : um recorte no estado da arte 

      Gomes, Martina Pereira (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A partir da Revolução Industrial, a exploração do trabalho infanto-juvenil se configura como um elemento mutilador da vida (Fonseca, 2008) de crianças e adolescentes, perpetuando-se até hoje. No Brasil atualmente, cerca ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS