Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Perez, Nicole Fischer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-03-06T01:49:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/88147 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo discute como as práticas de leitura, escrita e oralidade em turmas de 3º a 5º ano são planejadas e desenvolvidas por um determinado grupo de alunas estagiárias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2013/1, em seus estágios obrigatórios. Tem como objetivo identificar e analisar tais práticas pedagógicas com alunos alfabetizados, que ocorrem entre 3º e o 5º ano do ensino fundamental de nove anos. Esta pesquisa é de caráter qualitativo e utiliza ferramentas de estudo de caso, contando com entrevistas semiestruturadas realizadas com três alunas estagiárias. Foram analisados, também, seus diários de classe, a fim de entender como tais planejamentos foram construídos e desenvolvidos, e se os objetivos a que cada estratégia de ensino se propõe foram alcançados na perspectiva da leitura, escrita e oralidade. Como referencial teórico, foram utilizadas pesquisas de autores como Street e Lefstein (2007 apud PICCOLI 2009) e Cafieiro (2007), na área do letramento, e Soares (2003), na área da alfabetização. Os dados gerados inferem que as alunas estagiárias julgam que as atividades desenvolvidas contemplam em grande parte os objetivos propostos. Ainda evidenciou-se a influência que as orientadoras exercem na escolha dos materiais de apoio pedagógico utilizados para a construção do planejamento semanal. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Linguagem oral | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura, escrita e oralidade : letramento com alunos alfabetizados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911284 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)