Narrativas de alunos com deficiência intelectual sobre a escola inclusiva
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou investigar os sujeitos dentro do contexto escolar no qual estão inseridos. Para tanto, tal estudo de caso foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram realizadas entrevistas individuais com sujeitos com deficiência intelectual, indicados pela escola. O disparador para a realização das entrevistas foi uma produção plástica intitulada “eu e minha escola”. A partir de tais produções foram realizadas sessões de conversa co ...
Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou investigar os sujeitos dentro do contexto escolar no qual estão inseridos. Para tanto, tal estudo de caso foi construído a partir de um trabalho de campo, onde foram realizadas entrevistas individuais com sujeitos com deficiência intelectual, indicados pela escola. O disparador para a realização das entrevistas foi uma produção plástica intitulada “eu e minha escola”. A partir de tais produções foram realizadas sessões de conversa com os alunos sobre suas representações da escola. As narrativas dos alunos de seu cotidiano escolar possibilitaram a leitura dos sentidos e das memórias, ilustrando a rotina vivida na escola. Nessa perspectiva da “descoberta” não se buscou respostas definitivas, mas sim, compreender como se dá o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola comum da Rede municipal de Porto alegre, tendo como referência o olhar dos próprios alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License