Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Marlenept_BR
dc.contributor.authorSilva, Paulo Sergio dapt_BR
dc.date.accessioned2014-02-28T01:50:37Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87961pt_BR
dc.description.abstractA presente tese trata dos contornos pedagógicos em educação quilombola, os quais contribuem para a construção de uma nova perspectiva epistemológica no campo da Educação. A pesquisa busca compreender as relações estabelecidas entre as comunidades remanescentes de quilombos, as distintas organizações sociais e as diversas instituições públicas que têm por objetivo efetivar políticas públicas, a fim de elevar o grau emancipatório destas comunidades em luta por direitos sociais, dentre eles, o direito à terra e à educação. Tais relações resultam em propostas voltadas para a educação, em seu sentido amplo, levando em conta o contexto sociocultural quilombola e o ambiente escolar. Estas ações suscitaram repercussões no âmbito acadêmico, na educação antirracista e no desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à singularidade da educação escolar em comunidades quilombolas, como é o caso da Comunidade Remanescente de Quilombos de Casca (Mostardas-RS), objeto de análise e reflexão deste estudo, configurando o que aqui se define como contornos pedagógicos da educação escolar quilombola.pt_BR
dc.description.abstractCette thèse traite des contours pédagogiques de l‘enseignement dans des communautés marronnes – au Brésil appelés « quilombolas » – qui contribuent à la construction d‘une nouvelle perspective épistémologique dans le domaine de l‘Éducation. La recherche vise à comprendre les relations existantes entre ces communautés, les différentes organisations sociales et les diverses institutions publiques qui visent à mener des politiques publiques dans le but d‘élever le niveau d‘émancipation de ces communautés qui luttent pour les droits sociaux, et compris le droit à la terre et à l‘éducation. Ces relations débouchent sur des propositions visant à l‘éducation dans le sens le plus large, en tenant compte de l‘environnement social et culturel des communautés marronnes et l‘environnement scolaire. Ces actions ont provoqué des répercussions dans l‘académie, dans l‘éducation antiraciste et dans le développement des politiques publiques visant à la singularité de l‘éducation scolaire dans les communautés marronnes, comme la Communauté Marronne de Casca (dans la ville de Mostardas, au Rio Grande do Sul), l‘objet de l‘analyse et de réflexion de cette étude, ce qui se constitue ici comme les contours pédagogiques de l‘éducation scolaire dans des communautés marronnes.fr
dc.description.abstractThis dissertation deals with the pedagogical outlines in quilombola education which contribute to the building of a new epistemological perspective in Education. The research seeks to understand the existent relationship between remaining quilombola communities, different social organizations and various public institutions which aims to carry out public policies in order to raise the emancipating level of these communities fighting for social rights, including the right to land and to education. These relationships result in proposals aimed at education in its widest sense, taking into account social and cultural context of quilombola communities and the school environment. These actions provoked repercussions in academic environment, anti-racist education and the development of public policies targeting the singularity of school education in quilombola communities, such as the Remaining Community of Casca (Mostardas – Rio Grande do Sul), the object of analysis and reflection of this study which sets the outlines of school education in quilombola communitiesen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectEducation scolaire dans des communautés marronnesfr
dc.subjectMouvements sociauxfr
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectEducation antiracistefr
dc.subjectMovimento negropt_BR
dc.subjectCommunautés marronnesfr
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectSchool education in quilombola communitiesen
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectAnti-racist educationen
dc.subjectRemaining quilombola communitiesen
dc.titleContornos pedagógicos de uma educação escolar quilombolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000912267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples