Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarbin, Elisabete Mariapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Lisiane Gazolapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:17:23Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8596pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta Dissertação é analisar como determinadas práticas culturais atreladas à música podem atuar na constituição de identidades juvenis na contemporaneidade. Essas práticas foram vivenciadas por alunos do Ensino Médio noturno do Instituto de Educação, escola pública de Porto Alegre, no ano de 2004, através de um projeto denominado Projeto das Tribos. Para a constituição do referencial teórico da pesquisa, realizei algumas articulações entre os campos da sociologia das juventudes e dos Estudos Culturais, dentre outros e dessa maneira compus o que entendo por juventude(s), música e práticas culturais em um contexto escolar específico. Utilizei como ferramentas de pesquisa a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e registros fotográficos. Para a realização do estudo, passei a entender os saberes e as práticas culturais como as diversas ações e processos de significação empreendidos e/ou vivenciados pelos jovens. Nessa direção, evidenciou-se que os saberes e experimentações desses alunos, dentro do espaço escolar, são mais amplos e complexos do que as relações estabelecidas nos processos de ensino-aprendizagem restritos às salas de aula. É possível considerar o espaço escolar como um produtivo lugar de socialização, de convívio, de experiências e de constantes trocas de saberes entre distintas juventudes. Observou-se, a partir do material empírico, a importância que a música assume nos processos de identificação dos jovens, nas diferentes maneiras pelas quais criam e recriam seus grupos de pertencimento/amizade – as Tribos – e nas formas através da quais incorporam características específicas, determinadas preferências musicais, modos de vestir, maneiras de agir e de marcar o próprio corpo.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at analyzing how some cultural practices combined with music can act in the constitution of youth identities in the contemporaneity. These practices were lived by night high school students at Instituto de Educação, a public school in Porto Alegre in 2004, through a project named Tribe Project. For the constitution of the research theoretical referential I have performed some articulations between the field of youth sociology and the Cultural Studies, among others, and this way I have made up what I understand by youth(s), music and cultural practices in a specific school context. As research tools, I have used a participant observation, semistructured interviews, document analysis and photographic records To perform the study, I started to understand the knowing and the cultural practices as diverse actions and signification and resignification processes undertaken and/or lived by youngsters. This way, it was evident that these students’ knowing and experiences in the school environment are broader and more complex than the relationships established in the teaching-learning processes restricted to the classrooms. It is possible to consider the school environment as a productive place for socialization, for living together, for experiences and constant exchange of knowing between distinct youths. It was observed through empirical material the important role the music plays in the youngsters’ identification processes, in the different ways by which they create and recreate their groups of belonging/friendship- the Tribes- and in the forms from which they incorporate specific characteristics, definite musical preferences, and ways of dressing, ways of behaving and marking their own body.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectInstituto de Educação General Flores da Cunha.pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectYouth identitiesen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTribesen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPreferência musicalpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.titleSons das tribos : compondo identidades juvenis em uma escola urbana de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000582078pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples