Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBeyer, Hugo Ottopt_BR
dc.contributor.authorArns, Ulrikapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:16:58Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8553pt_BR
dc.description.abstractA tese intitulada Por uma Fisioterapia que Pergunte pela Criança: a construção epistemológica e política de uma práxis investiga fatores que contribuem para processos de inclusão ou exclusão de crianças 0 a 3 anos com problemas no seu desenvolvimento e o imbricamento desta problemática com a formação e a atuação profissional do fisioterapeuta a partir do trabalho realizado no Centro Materno-Infantil, durante os anos de 1998 a 2001. Ao estabelecer as categorias: concepção de infância, interações sociais e relações de poder, apontamos o corpo teórico do qual partiu a nossa análise. O caminho metodológico foi sendo construído a partir do mergulho nos dados oriundos do nosso objeto de estudo iluminados pelo referencial teórico sócio-histórico e amparado na experiência acumulada por investigações similares. Compilamos os fatores de exclusão e inclusão detectados, na atuação e formação do fisioterapeuta, no trabalho com a criança. Finalmente, a experiência no CMI mostrou que a Fisioterapia, a depender de seu direcionamento, pode contribuir para abrir brechas no muro de estigmas, preconceitos, medos, formados ao redor de crianças com problemas de desenvolvimento motor, muro este que as isola e/ou dificulta sua inclusão social.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis entilted by a Physiotherapy that asks for the child: the construction epistemology and politics of a praxis tries to investigate factors that contribute to the process of inclusion or exclusion of children from 0 to 3 years old with problems in its development and its relations with the formation and physiotherapist´s practise starting from the work acomplished at the Centro Materno-infantil(Maternal Infantile Center ) during the years 1998 to 2001.When establishing the categories: childhood conception, social interactions and relationships of power , we aimed the theoretical body of which started our analysis. However, the methodological road was built from the dive in the derived data from our study object lit up by theory reference historical-social and supported in the performance and physiotherapist´s formation on the work with the child. Finally, the experience at CMI showed that the physiotherapy can contribute to open breaches in the wall of stigmas, prejudices, fears, formed around children with motor problems development, this wall which isolates them or it hinders its social inclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysiotherapyen
dc.subjectFisioterapeutapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectProfessional formationen
dc.subjectChildren with problems in its developmenten
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInterinstitucional work and to interdisciplinaryen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectExclusão escolarpt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectExclusionen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectRelação de poderpt_BR
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePor uma fisioterapia que pergunte pela criança : a construção epistemológica e política de uma práxispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000580505pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples