Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorPieretti, Jaqueline Barbieript_BR
dc.date.accessioned2013-12-17T01:52:52Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83823pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investigou concepções de respeito de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com a construção de relações de respeito mútuo na sala de aula e com o desenvolvimento da autonomia moral infantil. O principal referencial teórico foi a Epistemologia Genética, especialmente o Desenvolvimento Moral na obra de Jean Piaget. A coleta de dados foi realizada com treze professores de diferentes instituições escolares e foi organizada em duas etapas, sendo a primeira o registro escrito a respeito de uma situação narrada em terceira pessoa, que serviu de base para a realização de uma entrevista semiestruturada, orientada pelo método clínico piagetiano. Os dados coletados permitiram a análise a partir de duas categorias principais: a relação entre o professor e o aluno e a construção de um ambiente sociomoral. Em cada uma destas instâncias foram verificadas concepções de respeito relacionadas às dimensões do respeito unilateral e do respeito mútuo e refletiu-se sobre suas interferências para o cotidiano escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has investigated primary teachers' respect conceptions and how these concepts relate to building relations of mutual respect in the classroom and the development of child moral autonomy. Genetic Epistemology is the theoretical basis of this research, particularly Moral Development in the work of Jean Piaget. Data collection was conducted with thirteen teachers from diverse educational institutions and organized in two steps: first, written records about a situation narrated in the third person were made; second, a semi-structured interview, based on previously collected data and guided by Piagetian clinical method, was conducted. This collected data allowed the analysis from two main categories: the relations among teachers and students and the construction of a cooperative environment. In each of these categories, conceptions of respect related to the dimensions of unilateral and mutual respect were noted as well as their interference on the school routine was observed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMutual respecten
dc.subjectRespeito mútuopt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectTeaching authorityen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectInterpersonal relationsen
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectMoral educationen
dc.subjectCooperative environmenten
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.titleRespeito e docência : um estudo de epistemologia genética com professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000907387pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples