Navegação Ciências Humanas por Autor "Traversini, Clarice Salete"
Resultados 1-20 de 21
-
Aprendendo a ser aprendente : novos modos de ser aluno na contemporaneidade
Schnorr, Aline Silveira de Lima (2011) [Dissertação]A pesquisa tem como objetivo analisar as principais mudanças que vêm ocorrendo nos modos de ser aluno na contemporaneidade, mostrando como estes se constituem aprendentes frente à chamada “Sociedade da Aprendizagem”. Para ... -
A atitude hermenêutica na educação
Sichelero, Junior Jonas (2021) [Tese]Tendo como fio condutor o método fenomenológico-reconstrutivo, o presente trabalho investiga, a partir de um estudo teórico, como e em que medida é possível fazer educação com base numa concepção ontolinguística do seu ... -
Compondo a docência : os discursos que constituem o professor contemporâneo da educação integral
Freitas, Juliana Veiga de (2013) [Dissertação]Esta dissertação de Mestrado tem como problemática central analisar de que forma professores envolvidos com propostas de Educação Integral nas escolas públicas narram sua constituição docente na contemporaneidade e, por ... -
Curriculum Vitae : selecionam-se Jovens que buscam, nas páginas do jornal, oportunidades de trabalho e que possuam...
Ferreira, Maurício dos Santos (2010) [Dissertação]Esta Dissertação apresenta, a partir da conexão entre Educação e Trabalho, um estudo que tem por objetivo analisar e problematizar como o perfil profissional desejado pelo mercado de trabalho contemporâneo constitui-se de ... -
(Des) caminhos para pensar avaliação e inclusão escolar no projeto de enfrentamento à distorção idade série trajetórias criativas : o espaço do et cetera
Reis, Julia Milani (2018) [Dissertação]Ao tomar como referência o projeto de enfrentamento à distorção idade-série nos Anos Finais do Ensino Fundamental Trajetórias Criativas, a presente dissertação se propõe a analisar os significados atribuídos por professores ... -
Educação Integral no Brasil : a emergência do dispositivo de intersetorialidade Porto Alegre 2015
Santaiana, Rochele da Silva (2015) [Tese]Esta Tese de doutorado analisa a Educação Integral no Brasil e o governamento dos sujeitos escolares. O estudo está orientado pelo seguinte problema de pesquisa: como a Educação Integral contemporânea possibilita a emergência ... -
"Eu, a casa e a escola": narrativas de adolescentes em conflito com a lei acerca de si, da casa abrigo e da escola
Baldissera, Maria Janete Soligo (2009) [Dissertação]Esta Dissertação tem como objetivo visibilizar como diversas narrativas operam sobre comportamentos dos Meninos da Casa Abrigo - Associação do Adolescente Nova Vida, localizada no bairro Primavera, no município de Novo ... -
Formação docente para a educação inclusiva : fragilidades e potencialidades expressas pelos licenciados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Milone, Julian de Camargo (2019) [Dissertação]A presente dissertação objetiva analisar as potencialidades e fragilidades do percurso formativo dos egressos na formação de licenciaturas da UFRGS para a docência com alunos de inclusão escolar. Seleciona-se como lentes ... -
IDEB E Maquinarias : a produção, a quantificação e a expressão da qualidade da educação brasileira
Klein, Delci Heinle (2017) [Tese]A presente Tese tem como foco empírico o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e procura responder: Quais são algumas das condições de possibilidade para o IDEB se instituir no Brasil e que maquinarias utiliza ... -
Inclusão escolar : saberes que operam para governar a população
Lockmann, Kamila (2010) [Dissertação]Esta dissertação tem por objetivo analisar como os discursos de diferentes campos de saber se relacionam para colocar em funcionamento a inclusão escolar no município de Novo Hamburgo/ RS e quais as praticas pedagógicas ... -
Itinerários de práticas pedagógicas e disciplinares que constituem o sujeito aluno no projeto trajetórias criativas
Steffen, Konstans Franco (2019) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo de constituição do sujeito aluno do Projeto Trajetórias Criativas (TC), partindo das análises das práticas pedagógicas e disciplinares deste projeto, na perspectiva ... -
Nas infâmias da docência : contingência, currículo e exercício docente na sala de aula
Swirsky, Luciane Godolfim (2019) [Dissertação]Esta pesquisa foi inspirada no conceito de infâmia (FOUCAULT, 2006) e pretendeu dar visibilidade ao exercício sem fama e, muitas vezes, sem reconhecimento do professor em sala de aula, objetivando analisar as implicações ... -
Os números geram letras ou as letras geram números? estratégias de governamento do analfabetismo : uma análise da AÇÃO ABC ALFABETIZANDO
Klein, Delci Heinle (2010) [Dissertação]Esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar como os discursos que circulam nas páginas da Ação ABC Alfabetizando se constituem em estratégias de governamento e operam sobre os governos municipais e as população ... -
A produção da juventude como um objeto de saber pedagógico nos discursos sobre o ensino médio no Brasil
Goulart, Marcos Vinicius da Silva (2018) [Tese]Nesta tese, é analisada a produção da juventude como um objeto de saber pedagógico a partir dos discursos sobre o ensino médio no Brasil. A metodologia se baseou na análise dos discursos de inspiração foucaultiana e, em ... -
Programa Alfabetização Solidária : o governamento de todos e de cada um
Traversini, Clarice Salete (2003) [Tese]A presente tese consiste no estudo de uma parcela do discurso do Programa Alfabetização Solidária (PAS), criado em 1997 para erradicar o analfabetismo no Brasil. Inspirada em conceitualizações como governamentalidade e ... -
Reconhecer-se diferente é a condição de entrada : tornar-se igual é a estratégia de permanência: das práticas institucionais à constituição de estudantes cotistas negros na UFRGS
Doebber, Michele Barcelos (2011) [Dissertação]A presente investigação objetiva analisar como as práticas institucionais postas em funcionamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vêm operando na inclusão dos estudantes autodeclarados negros, nela ... -
Reflexões sobre o sucesso da alfabetização : a escola e o contexto cultural de Poço das Antas-RS
Traversini, Clarice Salete (1998) [Dissertação]Essa dissertação apresenta algumas reflexões referentes ao sucesso da alfabetização do município de Poço das Antas/RS, o qual, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lidera o ranking dos municípios ... -
Representações de professores e de alunos sobre a Provinha Brasil
Melo, Camila Alves de (2016) [Dissertação]Esta dissertação tem como problema de pesquisa: quais são as representações de professores e de alunos sobre a Provinha Brasil? Objetiva: (1) identificar e problematizar as representações – significados, modos de ... -
O saber estatístico como dizer verdadeiro sobre a alfabetização, o analfabetismo e o alfabetismo/letramento
Sperrhake, Renata (2013) [Dissertação]Nesta Dissertação de Mestrado tenho como objetivo compreender de que modo o saber estatístico se constitui em um dizer de verdadeiro e como ele opera na produção discursiva da alfabetização, do analfabetismo e do ... -
O tempo escolar no currículo da escola de tempo integral : uma relação entre "temos todo tempo do mundo" e "não temos tempo a perder"
Vivian, Danise (2015) [Tese]Esta tese tem como objetivo compreender como o tempo escolar ampliado proposto pelo Programa Mais Educação é operacionalizado na instituição educacional e de que maneiras sua ampliação produz efeitos no currículo escolar. ...