Listar Ciencias Humanas por autor "Salles, Jerusa Fumagalli de"
Mostrando ítems 1-20 de 29
-
Ambiente familiar, estresse e desempenho neuropsicológico em crianças
Piccolo, Luciane da Rosa (2014) [Tesis]Questionam-se quais, de que forma, o quanto e quando os fatores do ambiente familiar impactam no desempenho infantil em avaliações neuropsicológicas. No Brasil, especialmente, poucos estudam abordam o tema, mesmo existindo ... -
Análise cognitiva da escrita de palavras de adultos após acidente vascular cerebral nos hemisférios direito e esquerdo
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho (2013) [Tesis de maestría]Esta dissertação é composta por três estudos conduzidos de acordo com a abordagem da Neuropsicologia Cognitiva, a fim de compreender as habilidades e prejuízos na escrita de palavras/pseudopalavras de adultos com lesão ... -
Avaliação neuropsicológica das funções executivas no transtorno do espectro do autismo
Czermainski, Fernanda Rasch (2012) [Tesis de maestría]Essa dissertação teve como objetivo investigar as funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No primeiro estudo, foi feita uma revisão sistemática de publicações de 2001 a ... -
Avaliação neuropsicológica de crianças com dificuldades de leitura através do instrumento de avaliação neuropsicológica breve Infantil Neupsilin-Inf
Zamo, Renata de Souza (2011) [Tesis de maestría]Esta dissertação tem como objetivo a comparação entre o desempenho de crianças com e sem dificuldades de leitura no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF. O desempenho nas funções ... -
Compreensão leitora : fatores neuropsicológicos e ambientais no desenvolvimento da habilidade e nas dificuldades específicas em compreensão
Corso, Helena Vellinho (2012) [Tesis]Esta pesquisa propôs-se a examinar a compreensão leitora de crianças, estabelecendo os seguintes objetivos: 1) discutir os modelos teóricos e experimentais da compreensão leitora; 2) elaborar um instrumento de avaliação ... -
Crianças hospitalizadas com leucemia : aspectos neuropsicológicos, comportamentais, clínicos e educacionais na classe hospitalar
Pereira, Júlia Scalco (2017) [Tesis de maestría]O diagnóstico de uma doença grave e a hospitalização trazem consigo diversas situações adversas para a criança e o adolescente (e suas famílias). Os retornos constantes ao ambiente hospitalar para controlar os efeitos da ... -
Custering e switching em tarefas de fluência verbal semântica e ortográfica : metodologia e desempenho de crianças de 6 a 12 anos
Becker, Natália (2015) [Tesis de maestría]Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos de acordo com a abordagem da Neuropsicologia Cognitiva, a fim de compreender os efeitos da idade, do tipo de escola e tipo de tarefa no desempenho da fluência verbal ... -
Desempenho em leitura de crianças do 4º ano do ensino fundamental : fatores neuropsicológicos e ambientais
Lima, Melina (2016) [Tesis de maestría]Esta dissertação é composta por dois estudos conduzidos a fim de compreender de maneira integrada os fatores cognitivos/neuropsicológicos e ambientais relacionados ao desempenho em leitura (precisão e fluência) de crianças. ... -
O efeito do priming semântico automático e controlado em pacientes afásicos e não afásicos com lesões no hemisfério esquerdo
Holderbaum, Candice Steffen (2012) [Tesis]Esta dissertação buscou analisar o efeito de priming semântico em uma tarefa de decisão lexical. No estudo 1, comparou-se o efeito de priming semântico entre crianças e universitários em dois SOAs (250mse 500ms). Os ... -
Efeitos da atenção dividida na fase de recuperação da memória implícita
Sbicigo, Juliana Burges (2015) [Tesis]O objetivo geral da presente tese foi investigar possíveis efeitos da atenção dividida da memória implícita perceptual não-verbal e verbal, e conceitual na fase de recuperação. Foram realizados dois estudos teóricos e um ... -
Efeitos de priming semântico em pacientes com lesão no hemisfério cerebral direito
Müller, Juliana de Lima (2012) [Tesis de maestría]O objetivo principal desta dissertação foi a investigação dos efeitos de priming semântico em pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) no HD, comparando seu desempenho ao de controles saudáveis. Um estudo de revisão ... -
Efeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical com diferentes intervalos entre estímulos
Holderbaum, Candice Steffen (2009) [Tesis de maestría]Esta dissertação buscou analisar o efeito de priming semântico em uma tarefa de decisão lexical. No estudo 1, comparou-se o efeito de priming semântico entre crianças e universitários em dois SOAs (250ms e 500ms). Os ... -
Estudo sobre as associações semânticas de palavras em crianças, adultos jovens e idosos
Zortéa, Maxciel (2010) [Tesis de maestría]Este trabalho investigou diferenças entre grupos etários distintos nas associações semânticas de palavras em três estudos. O primeiro buscou apresentar e discutir pesquisas que avaliaram a organização e processamento ... -
Evidências de validade do Teste de Retenção Visual de Benton em amostras brasileiras
Segabinazi, Joice Dickel (2014) [Tesis]Investigações das evidências de validade dos testes devem ser contínuas, a fim de aprimorar aspectos teóricos e empíricos, abrangendo o significado dos escores do teste, as consequências e sua utilidade. A presente tese ... -
Fatores familiares e suas relações com habilidades de aprendizagem inicial da leitura e da escrita em crianças
Koltermann, Gabriella (2022) [Tesis]Fatores familiares tem o potencial de promover o processo de aprendizagem na infância. A presente tese buscou verificar relações entre fatores familiares e habilidades de aprendizagem inicial da leitura e da escrita em ... -
Fenótipo ampliado do autismo, habilidades comunicativo-pragmáticas e coerência central em familiares de crianças e adolescentes com e sem TEA
Endres, Renata Giuliani (2017) [Tesis]O fenótipo ampliado do autismo (FAA) tem sido definido como traços subclínicos que configuram a expressão fenotípica de uma suscetibilidade genética para o desenvolvimento do transtorno do especto autista (TEA). Entre os ... -
Habilidades de literacia emergente e relação com processamentos lexicais de leitura e escrita na alfabetização infantil
Borges, Érica Prates Krás (2022) [Tesis de maestría]O objetivo geral desta dissertação foi investigar as associações entre as dimensões da literacia emergente e processamentos lexicais de leitura e escrita durante a alfabetização infantil no português. O primeiro estudo foi ... -
Habilidades e dificuldades de leitura e escrita em crianças de 2ª série : abordagem neuropsicológica cognitiva
Salles, Jerusa Fumagalli de (2005) [Tesis]A leitura e a escrita são atividades mentais extremamente complexas, compostas por múltiplos processos interdependentes e que envolvem outras funções neuropsicológicas. Esta pesquisa é composta por quatro estudos, visando ... -
Indicadores de risco para dificuldades de aprendizagem da leitura e promoção dessas habilidades através do programa INELE – intervenção neuropsicológica da leitura e da escrita
Becker, Natália (2019) [Tesis]Esta tese abordou aspectos teóricos e empíricos do desenvolvimento da leitura, da identificação de risco de dificuldades na educação infantil e da promoção de habilidades de leitura e de escrita em crianças no 2º ano do ... -
Memória de trabalho visual : papel do executivo central para a seleção de alvos na presença de distratores
Liedtke, Francéia Veiga (2020) [Tesis de maestría]O objetivo geral da presente dissertação foi investigar o papel do executivo central na seleção de informações em tarefa de Memória de Trabalho Visual (MTV), quando há a priorização de itens a partir de instrução (seleção ...