A orientação educacional mediada pela tecnologia
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A temática tem o objetivo de mostrar a orientação educacional mediada pelas tecnologias, relatando o exemplo do uso do telefone celular como um apoio pedagógico, em uma escola pública do RS. Com a discussão do papel atual da escola, é feita uma reflexão sobre o papel do Orientador Educacional, procurando contextualizar o processo de aprendizagem, mediado pelas tecnologias. Segue-se uma discussão sobre a possibilidade do uso do telefone celular, como um recurso pedagógico adicional em sala de au ...
A temática tem o objetivo de mostrar a orientação educacional mediada pelas tecnologias, relatando o exemplo do uso do telefone celular como um apoio pedagógico, em uma escola pública do RS. Com a discussão do papel atual da escola, é feita uma reflexão sobre o papel do Orientador Educacional, procurando contextualizar o processo de aprendizagem, mediado pelas tecnologias. Segue-se uma discussão sobre a possibilidade do uso do telefone celular, como um recurso pedagógico adicional em sala de aula. É destacada a potencialidade do uso deste equipamento para o processo de inclusão e inserção social e educativo na escola. Na conclusão, é reforçada a visão do Orientador Educacional mediante o uso deste recurso, tornando-o um interessante aliado para uma aprendizagem significativa, ao inseri-lo nos projetos educacionais. Entende-se que é uma maneira de estimular a interdisciplinaridade dos saberes e a valorização das habilidades, incentivando a construção coletiva, a criatividade e a autonomia dos agentes educacionais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License