Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorHabeyche, Gisela Costapt_BR
dc.date.accessioned2013-10-19T01:48:09Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79456pt_BR
dc.description.abstractO estudo questiona o que é conhecimento e suas possibilidades de articulação sobre e com o instrumento vocal de alunos-atores na perspectiva da Complexidade, tomada na ótica do filósofo francês Edgar Morin. A compreensão de instrumento vocal tem no vocalista um sujeito e objeto que no seu fazer reúne saberes e instâncias privilegiadas de subjetividades que o constituem complexamente. O trabalho apresenta exercícios utilizados na disciplina de Expressão Vocal para Teatro I, ministrada em 2000, no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, pela pesquisadora, nos quais a solicitação da utilização de imagens diversas e da imaginação dos alunos é levantada e discutida como oportunidade complexa da constituição do conhecimento vocal e humano desses sujeitos. A dissertação cria um panorama onde os pensamentos e vivências vocais da mestranda e dos seus alunos dialogam junto a autores como Constantin Stanislawski, Murray Schafer, Marlene Fortuna, Humberto Maturana, João Francisco Duarte Jr, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis application discusses what knowledge is and its articulation possibilities about and with the actors-students' vocal instrument from the Complexity perspective, taken from the French Philosopher Edgar Morin´s optics. The vocal instrument comprehension has in the vocalist a subject and an object that, while performing, combines knowledge and priviledge circumstance of subjectivity which constitutes it in a complex way. The paper presents exercises used in the Vocal Expression for Theater I discipline, administered in 2000, at the UFRGS Dramatic Art Department, by the researcher, in which the request for the use of several images and of the students' imagination was brought and discussed as a complex oportunity for the vocal and human knowledge constitution of these subjects. The dissertation creates a panorama where the master´s degree student and her students' thoughts and vocal experiences talk together with authors such as Constantin Stanislawski, Murray Schafer, Marlene Fortuna, Humberto Maturana, João Francisco Duarte Jr, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectCurso de graduaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTécnicapt_BR
dc.subjectTeoria da complexidadept_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artespt_BR
dc.subjectMorin, Edgar, 1921-pt_BR
dc.titleBanquete de imagens : a complexidade do instrumento vocalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000395322pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples