A sustentabilidade na mídia impressa : análise dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente estudo busca fazer uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação, mais especificamente mídia impressa, na conscientização da população acerca do tema Sustentabilidade. Através de observação empírica participante é possível, num primeiro momento, notar que há evidências de que as camadas da sociedade com menor poder aquisitivo, praticam menos ações referentes à responsabilidade socioambiental, a partir de meras observações sobre as diferenças percebidas na divisão do lixo para c ...
O presente estudo busca fazer uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação, mais especificamente mídia impressa, na conscientização da população acerca do tema Sustentabilidade. Através de observação empírica participante é possível, num primeiro momento, notar que há evidências de que as camadas da sociedade com menor poder aquisitivo, praticam menos ações referentes à responsabilidade socioambiental, a partir de meras observações sobre as diferenças percebidas na divisão do lixo para coleta seletiva por regiões, ou discrepâncias no conteúdo do currículo escolar em termos educação ambiental nas redes públicas e privadas de ensino, entre outras. É necessário considerar que existem importantes questões sociais por trás deste quadro. Nesse contexto, este trabalho busca verificar se a mídia impressa contribui para esta diferença de comportamento; se o público de menor poder aquisitivo está exposto a menos informações ou conteúdos mais deficientes através destes canais. Para tanto, pretende-se analisar publicações de diferentes públicos-alvo: jornais destinados ao público classe A e B, representados pelo Jornal Zero Hora e jornais destinados ao público classe C, D e E, representados pelo Jornal Diário Gaúcho, ambos do Grupo RBS, durante um período de duas semanas,. Neste trabalho se utilizou a Pesquisa Exploratória, Descritiva e Documental, com análise bibliográfica, levantamento e observação ex-post-facto. Para finalizar, coletou-se dados qualitativos através de uma entrevista com um representante editorial de cada jornal, na busca da visão de cada um para justificar o resultado obtido na pesquisa documental. A relevância desse projeto reside em trazer uma contribuição empírica acerca desse campo de pesquisa, podendo inclusive servir de base e ponto de partida para novos estudos e realização de projetos que sirvam para contribuir com uma sociedade mais informada e responsável. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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