Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrion, Rosinha da Silva Machadopt_BR
dc.contributor.authorPerillo, Luise Selistrept_BR
dc.date.accessioned2013-08-30T01:47:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77521pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca fazer uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação, mais especificamente mídia impressa, na conscientização da população acerca do tema Sustentabilidade. Através de observação empírica participante é possível, num primeiro momento, notar que há evidências de que as camadas da sociedade com menor poder aquisitivo, praticam menos ações referentes à responsabilidade socioambiental, a partir de meras observações sobre as diferenças percebidas na divisão do lixo para coleta seletiva por regiões, ou discrepâncias no conteúdo do currículo escolar em termos educação ambiental nas redes públicas e privadas de ensino, entre outras. É necessário considerar que existem importantes questões sociais por trás deste quadro. Nesse contexto, este trabalho busca verificar se a mídia impressa contribui para esta diferença de comportamento; se o público de menor poder aquisitivo está exposto a menos informações ou conteúdos mais deficientes através destes canais. Para tanto, pretende-se analisar publicações de diferentes públicos-alvo: jornais destinados ao público classe A e B, representados pelo Jornal Zero Hora e jornais destinados ao público classe C, D e E, representados pelo Jornal Diário Gaúcho, ambos do Grupo RBS, durante um período de duas semanas,. Neste trabalho se utilizou a Pesquisa Exploratória, Descritiva e Documental, com análise bibliográfica, levantamento e observação ex-post-facto. Para finalizar, coletou-se dados qualitativos através de uma entrevista com um representante editorial de cada jornal, na busca da visão de cada um para justificar o resultado obtido na pesquisa documental. A relevância desse projeto reside em trazer uma contribuição empírica acerca desse campo de pesquisa, podendo inclusive servir de base e ponto de partida para novos estudos e realização de projetos que sirvam para contribuir com uma sociedade mais informada e responsável.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.titleA sustentabilidade na mídia impressa : análise dos jornais Zero Hora e Diário Gaúchopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895894pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples