O desenvolvimento de pessoas como vantagem competitiva
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Data
2011Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Em meio ao atual ambiente competitivo, similaridade de produtos e serviços, uma organização pode desenvolver vantagem competitiva por meio das pessoas, pois suas competências são os recursos mais distintivos e renováveis que uma empresa pode ter. Assim, considera-se que um dos papéis mais importantes da área de gestão de pessoas seja o desenvolvimento de competências profissionais. Constatou-se neste trabalho que desenvolvimento significa estimular e criar condições para as pessoas assumirem at ...
Em meio ao atual ambiente competitivo, similaridade de produtos e serviços, uma organização pode desenvolver vantagem competitiva por meio das pessoas, pois suas competências são os recursos mais distintivos e renováveis que uma empresa pode ter. Assim, considera-se que um dos papéis mais importantes da área de gestão de pessoas seja o desenvolvimento de competências profissionais. Constatou-se neste trabalho que desenvolvimento significa estimular e criar condições para as pessoas assumirem atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade e que ele é composto pelas práticas de capacitação, carreira e desempenho. Percebe-se que, ao desenvolver pessoas, a empresa recebe em contrapartida a melhoria da própria eficiência, a descoberta de novas maneiras de diminuir custos, e até mesmo oferecer algo de singular no atendimento aos seus clientes. Compreende-se que o conceito de competência abrange um conjunto de características do trabalhador que o ajuda a entregar o que a empresa espera dele, bem como a própria entrega. Com a presente pesquisa busca-se identificar a visão dos sujeitos envolvidos no processo de desenvolvimento de pessoas, gestores e seus subordinados, acerca desse processo ser ou não um diferencial competitivo, compreendendo se, na perspectiva deles, constitui-se em meio para aumentar a capacidade de entrega das pessoas. Isto foi feito com aplicação de questionários a duas amostras de respondentes, uma de gerentes de equipe (que representam a empresa) e outra de seus respectivos subordinados, totalizando 38 questionários na primeira e 210 questionários na segunda amostra e, complementarmente, com a realização de entrevistas com três indivíduos de cada amostra. O resultado da pesquisa sugere que é forte a percepção da importância por parte empresa, representada pelas ações de seus gestores, com o processo de desenvolvimento de seus subordinados e que estas ações são reconhecidas pelos mesmos, mas que, naturalmente, é possível aperfeiçoar tais ações. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Gestão de Negócios Financeiros.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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