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dc.contributor.advisorBaldi, Marianapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Cassiano Drabeskipt_BR
dc.date.accessioned2013-08-27T01:54:09Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77365pt_BR
dc.description.abstractEm meio ao atual ambiente competitivo, similaridade de produtos e serviços, uma organização pode desenvolver vantagem competitiva por meio das pessoas, pois suas competências são os recursos mais distintivos e renováveis que uma empresa pode ter. Assim, considera-se que um dos papéis mais importantes da área de gestão de pessoas seja o desenvolvimento de competências profissionais. Constatou-se neste trabalho que desenvolvimento significa estimular e criar condições para as pessoas assumirem atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade e que ele é composto pelas práticas de capacitação, carreira e desempenho. Percebe-se que, ao desenvolver pessoas, a empresa recebe em contrapartida a melhoria da própria eficiência, a descoberta de novas maneiras de diminuir custos, e até mesmo oferecer algo de singular no atendimento aos seus clientes. Compreende-se que o conceito de competência abrange um conjunto de características do trabalhador que o ajuda a entregar o que a empresa espera dele, bem como a própria entrega. Com a presente pesquisa busca-se identificar a visão dos sujeitos envolvidos no processo de desenvolvimento de pessoas, gestores e seus subordinados, acerca desse processo ser ou não um diferencial competitivo, compreendendo se, na perspectiva deles, constitui-se em meio para aumentar a capacidade de entrega das pessoas. Isto foi feito com aplicação de questionários a duas amostras de respondentes, uma de gerentes de equipe (que representam a empresa) e outra de seus respectivos subordinados, totalizando 38 questionários na primeira e 210 questionários na segunda amostra e, complementarmente, com a realização de entrevistas com três indivíduos de cada amostra. O resultado da pesquisa sugere que é forte a percepção da importância por parte empresa, representada pelas ações de seus gestores, com o processo de desenvolvimento de seus subordinados e que estas ações são reconhecidas pelos mesmos, mas que, naturalmente, é possível aperfeiçoar tais ações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.titleO desenvolvimento de pessoas como vantagem competitivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Maria Flávia Pereira dapt_BR
dc.identifier.nrb000892731pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationGestão de Negócios Financeirospt_BR


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