A literatura infantil como aliada ao desenvolvimento da pedagogia de projetos interdisciplinares
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como tema central a utilização da literatura infantil como aliada ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas séries iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foram observações realizadas com crianças de uma turma de segundo ano, de uma escola municipal localizada na região metropolitana de Porto Alegre, envolvidas em atividades referentes à literatura infantil em projetos interdisciplinares, desenvolvidas durante estágio curricular de abril a jun ...
O presente trabalho tem como tema central a utilização da literatura infantil como aliada ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas séries iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foram observações realizadas com crianças de uma turma de segundo ano, de uma escola municipal localizada na região metropolitana de Porto Alegre, envolvidas em atividades referentes à literatura infantil em projetos interdisciplinares, desenvolvidas durante estágio curricular de abril a junho do corrente ano. A partir de estudos realizados, embasados principalmente nos autores: Ana Maria Machado, Fanny Abramovich, Joana Cavalcanti e Fernando Hernández, pode-se pontuar a importância do uso da literatura infantil na pedagogia de projetos durante o processo de formação dos alunos, possibilitando que o professor se aproprie e avalie adequadamente instrumentos literários potencialmente educativos que podem ser de grande importância na construção de conhecimentos em diversas áreas, e perceba o quanto se faz necessário propostas pedagógicas que visem aprendizagens significativas nas práticas escolares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License