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dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorCenci, Daniellept_BR
dc.date.accessioned2013-05-07T01:49:49Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71277pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, fundamentado teoricamente na Epistemologia Genética, investigou as concepções sobre avaliação de professores de Matemática da Educação Básica. Para isso, realizou-se a coleta de dados, embasada no Método Clínico Piagetiano, com dezessete sujeitos que atuam em escolas públicas e privadas do município de Porto Alegre/RS. Foram utilizados dois instrumentos: uma carta solicitando a reflexão do sujeito diante de uma situação proposta e uma entrevista a partir da análise do conteúdo das cartas. A análise dos dados possibilitou a construção de três categorias gerais e oito subcategorias. Os resultados indicam que os professores de Matemática entrevistados, em sua maioria, não têm um objetivo em relação a sua prática avaliativa e, quando o têm, está relacionado apenas a um evento pontual, não pressupondo a compreensão da avaliação como um processo. Constatou-se, também, que as práticas avaliativas se apresentam como reflexo das Concepções Epistemológicas dos professores.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper, theoretically grounded in Genetic Epistemology, investigated the conceptions on evaluation of Mathematics professors of Basic Education. For this, it was performed data collection, based on Piaget´s Clinic Method, with sixteen subjects who work in public and private schools in the city os Porto Alegre/RS. Two instruments were used: a letter requesting the subject´s reflection towards the proposed situation and an interview based on the content analysis of the letters. The data analysis allowed the construction of three general categories and eight subcategories. The results indicated that the interviewed Mathematics professors, in their majority, do not have un objective in relation to their evaluation practice and, when they do, it´s related only to an specific event, not predicating the comprehension of evaluation as a process. It was found, also, that the evaluation practices present themselves as a reflex of the Epistemologic Conceptions of the professors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectEvaluation conceptionsen
dc.subjectTeaching of mathematicsen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação em matemática : concepções de professores da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000879212pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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