Paternidade e prematuridade : uma visão sócio-econômico-cultural
Fecha
2013Autor
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Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O presente estudo buscou compreender, por meio de uma abordagem qualitativa, a influência do nível sócio-econômico-cultural durante a construção da paternidade na situação da prematuridade. Investigou-se três pais de diferentes níveis de escolaridade, um Analfabeto, um com Ensino Fundamental Completo e um com Ensino Superior Completo que tiveram seus filhos nascidos pré-termo em hospital da rede pública. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o com ...
O presente estudo buscou compreender, por meio de uma abordagem qualitativa, a influência do nível sócio-econômico-cultural durante a construção da paternidade na situação da prematuridade. Investigou-se três pais de diferentes níveis de escolaridade, um Analfabeto, um com Ensino Fundamental Completo e um com Ensino Superior Completo que tiveram seus filhos nascidos pré-termo em hospital da rede pública. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o comprometimento, sensibilidade, amor e preocupação do pai com seu bebê nascido pré-termo, independe da situação sócio-econômico-cultural. Observou-se contudo, importantes diferenças entre os casos, referente as preocupações na reestruturação de suas identidades, no papel de provedor e na elaboração da situação da prematuridade durante o tornar-se pai. ...
Abstract
This study sought to understand, through a qualitative approach, the influence of the socio-economic-cultural level during the construction of fatherhood in the situation of prematurity. We investigated three parents of different educational levels, an illiterate one, another with elementary education and another one with higher education who had their children born preterm in a public hospital. The interviews were subjected to content analysis. The results showed commitment, sensitivity, love ...
This study sought to understand, through a qualitative approach, the influence of the socio-economic-cultural level during the construction of fatherhood in the situation of prematurity. We investigated three parents of different educational levels, an illiterate one, another with elementary education and another one with higher education who had their children born preterm in a public hospital. The interviews were subjected to content analysis. The results showed commitment, sensitivity, love and caring of those fathers with their preterm born babies, regardless of their socio-economic-cultural background. There are, however, important differences between the cases, the concerns regarding the restructuring of their identities, their role of provider and the development of the situation of prematurity during becoming a father. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia: Ênfase em Infância e Família.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1949)
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