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dc.contributor.advisorJunqueira Filho, Gabriel de Andradept_BR
dc.contributor.authorFerreira, Bruna Santospt_BR
dc.date.accessioned2013-04-03T01:42:45Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69935pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe uma reflexão a respeito das tensões contemporâneas em torno dos conteúdos na educação infantil. Tem como fio condutor a seguinte questão: “Conteúdos na educação infantil: Sim? Não? Talvez? Quais? Desde quando? Como? Por quê?”. Para respondê-la, metodologicamente, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre propostas curriculares amplamente difundidas na educação infantil brasileira, desde a Lei 5.692/71 até os dias de hoje. Algumas são escolhidas para análise, observando como elas vêm abordando a questão relativa aos conteúdos, tanto no que diz respeito à seleção, quanto à articulação dos mesmos, a saber: Marinho (1978), Rizzo (1982), Kramer et al. (1989), Deheinzelin (1994), Hernández (1998), Hernández e Ventura (1998), Barbosa e Horn (2008), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Brasil (1998), Edwards, Gandini e Forman (1999), Junqueira Filho (2005) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - Brasil (2010). Pela análise, a pesquisa constata que as propostas curriculares oscilam entre a adoção e seleção e a negação e exclusão dos conteúdos, sendo ainda possível identificar diferentes concepções de conteúdo subjacentes a cada uma delas, o que leva à investigação das diversas significações atribuídas pela pedagogia ao conceito de conteúdo. No panorama contemporâneo, essa coexistência de diferentes entendimentos sobre o conceito de conteúdo é fator determinante das tensões que dividem a educação infantil. Na busca por uma alternativa crítica e dialógica, a presente pesquisa aposta na possibilidade de ressignificação deste conceito, demonstrando como o conceito de conteúdo ressignificado pode produzir outras respostas às questões que, neste momento, se apresentam e nos desafiam.pt_BR
dc.description.abstractThis essay proposes a reflection about the contemporary tensions around the contents in early childhood education. Its guiding questions are: "Contents in early childhood education: Yes? No? Maybe? Which ones? Since when? How? Why?". It was done a bibliographic research to answer them over the curricular proposals widely spread in the Brazilian early childhood education, since “Lei 5.692/71” until now. Some of them are chosen to be analyzed, observing how they have approached the issue of the contents, both as regards to their selection, as to their articulation, named: Marinho (1978), Rizzo (1982), Kramer et al. (1989), Deheinzelin (1994), Hernández (1998), Hernández and Ventura (1998), Barbosa and Horn (2008), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Brasil (1998), Edwards, Gandini and Forman (1999), Junqueira Filho (2005) and Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - Brasil (2010). Based on the analysis, the research perceives that the curricular proposals oscillate between the adoption and selection, and the denying and exclusion of contents. It is also possible to identify different conceptions of content underlying each one of them, which leads to the investigation of the several meanings attributed to the concept of content by pedagogy. In the contemporary panorama, this coexistence of different understandings of the concept of content is a determining factor of tension that divides early childhood education. Searching for a critical and dialogical alternative, this research bet on the possibility of “resignification” of this concept, demonstrating how the concept of content “resignified” can produce other answers to the questions that currently challenge us.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContentsen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectResignificationen
dc.titleConteúdos na educação infantil : tensões contemporâneaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000875440pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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