Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
As escritas deste trabalho referem-se às experiências em inovações didáticas de temas transversais e os conflitos da formação pedagógica problematizando as intencionalidades que se anunciam ao se vetar práticas educativas construídas durante a formação docente. Esse estranhamento surgiu no ambiente escolar como estagiária e nas vivências recorrentes de vetos de procedimentos didáticos. A análise e a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação é o foco deste estudo de mod ...
As escritas deste trabalho referem-se às experiências em inovações didáticas de temas transversais e os conflitos da formação pedagógica problematizando as intencionalidades que se anunciam ao se vetar práticas educativas construídas durante a formação docente. Esse estranhamento surgiu no ambiente escolar como estagiária e nas vivências recorrentes de vetos de procedimentos didáticos. A análise e a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação é o foco deste estudo de modo a buscar a compreensão desses vetos. O processo investigativo está apoiado nas narrativas de vida de cunho autobiográfico, pois estas constituem um importante suporte teórico na constituição e formação docente. São analisadas memórias construídas ao longo da graduação associadas à história de vida da pesquisadora, bem como as experiências de estágio de docência. A escolha metodológica deve-se ao fato de considerar as escritas sobre si como algo que mobiliza tanto o escritor quanto o leitor, pois gera identificação com o outro numa construção de memória coletiva. Os principais parceiros teóricos são: Queluz com o conceito de espaço-tempo, Rosa com o de corporeidade, Maturana, Freire, Alves e Morin com a problematização entre os conceitos de formação humana e capacitação técnica. Este estudo possibilitou a compreensão do vivido, a reflexão da formação docente enfatizando a formação do cuidado humano, religando saberes e fazeres, afetos e acolhimento ao outro. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License