Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica
dc.contributor.advisor | Rosa, Miriam Suzete de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Marcéli Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T01:44:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67897 | pt_BR |
dc.description.abstract | As escritas deste trabalho referem-se às experiências em inovações didáticas de temas transversais e os conflitos da formação pedagógica problematizando as intencionalidades que se anunciam ao se vetar práticas educativas construídas durante a formação docente. Esse estranhamento surgiu no ambiente escolar como estagiária e nas vivências recorrentes de vetos de procedimentos didáticos. A análise e a reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas durante a graduação é o foco deste estudo de modo a buscar a compreensão desses vetos. O processo investigativo está apoiado nas narrativas de vida de cunho autobiográfico, pois estas constituem um importante suporte teórico na constituição e formação docente. São analisadas memórias construídas ao longo da graduação associadas à história de vida da pesquisadora, bem como as experiências de estágio de docência. A escolha metodológica deve-se ao fato de considerar as escritas sobre si como algo que mobiliza tanto o escritor quanto o leitor, pois gera identificação com o outro numa construção de memória coletiva. Os principais parceiros teóricos são: Queluz com o conceito de espaço-tempo, Rosa com o de corporeidade, Maturana, Freire, Alves e Morin com a problematização entre os conceitos de formação humana e capacitação técnica. Este estudo possibilitou a compreensão do vivido, a reflexão da formação docente enfatizando a formação do cuidado humano, religando saberes e fazeres, afetos e acolhimento ao outro. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.title | Ditos, não-ditos, mal-ditos e bem-ditos da formação pedagógica : uma narrativa autobiográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873868 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)