Vozes do campo : uma análise da formação docente tendo como base a teorização da educação do campo
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como referencial teórico a Educação do Campo e seus princípios. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho documental, através da análise dos planos de ensino de algumas disciplinas e do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRGS, para refletir sobre quais articulações existem entre a formação docente no curso de pedagogia da UFRGS e os princípios pedagógicos da Educação do Campo. Este trabalho teve como objetivos aprofundar o estudo dos princípios e ...
Este trabalho tem como referencial teórico a Educação do Campo e seus princípios. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho documental, através da análise dos planos de ensino de algumas disciplinas e do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UFRGS, para refletir sobre quais articulações existem entre a formação docente no curso de pedagogia da UFRGS e os princípios pedagógicos da Educação do Campo. Este trabalho teve como objetivos aprofundar o estudo dos princípios e da teorização da Educação do Campo, identificar a existência de um eixo articulador entre as disciplinas do Curso de Pedagogia e seus referenciais bibliográficos que dão suporte para organizar práticas pedagógicas e examinar possibilidades de articular a formação docente no curso de pedagogia da UFRGS e os princípios pedagógicos da Educação do Campo. A partir do estudo, verifica-se que a formação docente do Curso de Pedagogia da UFRGS possibilita às egressas desenvolverem um trabalho qualificado em escolas rurais se tiverem uma identificação com uma cultura do campo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License