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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorBrunetto, Giancarla Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2013-01-24T01:36:55Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/63173pt_BR
dc.description.abstract"A Utopia antecipada: Ação Direta na Educação em Direitos Humanos", analisa as ações e resultados do "Itinerantes" para promover a educação em direitos humanos em 19 municípios no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. "Ação Direta" aponta para as iniciativas de educadores itinerantes ("Os Itinerantes") para buscar os alunos onde quer que eles estejam – nas perspectivas geográfica, social e educacional - e transformar espaços não-tradicionais e em arenas educativas. A Educação em Direitos Humanos foi implantada por meio de aulas abertas, debates, rodas de conversa, narrativas e filmes, com o objetivo de criar "momentos de formação" para desmantelar a "sociedade do espetáculo" que mistifica a violência institucional. Os educadores itinerantes em direitos humanos buscam as "vivências" dos alunos, registrando seu discurso, como forma de conscientização transformadora em futuras ações educativas. Propõe-se que a educação direta em direitos humanos promoverá a revolução educacional e social.pt_BR
dc.description.abstract“The Dawning of Early Utopia: Direct Action in Human Rights Education”, analyzes the actions and outcomes of “Itinerant Wanderers” to introduce human rights education into 19 municipalities in Brazil's Rio Grande do Sul State. “Direct Action” points to the iniciatives of Itinerant educators (“Wanderers”) to seek students where they are – geographically, socially, and educationally – and to transform non-traditional spaces into teaching arenas. Human Rights Education was implanted through lectures, debates, dialogues, narratives, and films, with the objective of creating “teaching moments” that dismantle the “society of spetacle” that mystifies institutional violence. Human rights itinerant educators solicit the “lived experiences” of students, recording their discourse which is transformed into consciousness raising teaching in future classes. It is proposed that direct human rights education will promote educational and social revolution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDystopiaen
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectUtopiapt_BR
dc.subjectDirect actionen
dc.subjectDistopiapt_BR
dc.subjectThe Wanderersen
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectHuman Rightsen
dc.subjectEspetáculopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectStateen
dc.subjectSpectacleen
dc.titleA utopia antecipada : ação direta na educação em direitos humanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000869412pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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