Atitudes de professores do ensino fundamental em relação à matemática
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A matemática comumente é vista pelos alunos como uma disciplina difícil e grande responsável pelo fracasso escolar, porém também observamos que os próprios professores de matemática contribuem através de suas atitudes negativas em relação à matemática, o que torna-a algo negativo para seus alunos. Tal situação é reforçada na maioria das vezes por estar presente nas escolas um currículo desarticulado entre todas as disciplinas. Portanto, investigar o que os professores de outras disciplinas pens ...
A matemática comumente é vista pelos alunos como uma disciplina difícil e grande responsável pelo fracasso escolar, porém também observamos que os próprios professores de matemática contribuem através de suas atitudes negativas em relação à matemática, o que torna-a algo negativo para seus alunos. Tal situação é reforçada na maioria das vezes por estar presente nas escolas um currículo desarticulado entre todas as disciplinas. Portanto, investigar o que os professores de outras disciplinas pensam sobre a matemática também se torna importante para desarticular estes preconceitos tão presentes no contexto escolar. Com o intuito de investigar que usos e atitudes os professores apresentavam em relação à matemática, foi elaborado um questionário onde os participantes responderam se utilizavam esta disciplina ou não e em que momentos isto era realizado. Ao todo foram 27 participantes, e destes, 57% afirmaram utilizar a matemática de maneiro pouco frequente ou pouco. Entretanto, 56% demonstraram o desejo de utilizar mais esta disciplina em suas práticas docentes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License