Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Simone Valdete dospt_BR
dc.contributor.authorSydow, Bernhardpt_BR
dc.date.accessioned2012-12-05T01:42:52Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/61748pt_BR
dc.description.abstractEscrevi esta dissertação com o objetivo de relatar os resultados da pesquisa sobre as histórias, as teorias e as práticas do currículo nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Pesquisei respostas nas histórias da Educação de Jovens e Adultos, nas histórias da Educação Profissional, nas histórias das teorias do currículo bem como nas concepções atuais sobre currículo integrado. Escolhi Paulo Freire, Maria Nilde Mascellani, Peter Jarvis e Gimeno Sacristán como importantes referências. A pesquisa empírica qualitativa foi realizada principalmente em um campus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do sul do Brasil, mas também inclui relatos da participação em encontros regionais e nacionais do PROEJA, em reuniões na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) em Brasília e no grupo de pesquisa sobre currículo CAPES – PROEJA. A análise foi realizada tendo por referência a hermenêutica de Gadamer. O resultado aponta para os projetos integradores como melhor caminho para o currículo integrado.pt_BR
dc.description.abstractI have written this dissertation in order to offer some historical, theoretical and practical answers to questions about integrated curriculum in courses of the National Programme for Integration of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adults Education (PROEJA). I have looked up for answers in the history of youth and adults education, in the history of professional education in the history of theories of curriculum and the concepts (or codes) on current integrated curriculum. I have chosen Paulo Freire, Maria Nilde Mascellani, Peter Jarvis and Gimeno Sacristán as primary theoretical references. The qualitative empirical research was conducted in an urban campus of the Federal Network of Vocational an Technological Education Institutes in southern Brasil, in regional and national PROEJA meetings, in the Secretariat of Vocational and Technological Education (SETEC at the Ministry of Education) in Brasilia as well as in the curriculum research group CAPES - PROEJA. The analysis conducted was based upon Gadamer's hermeneutics. The result points to the integration projects as the best path for the integrated curriculum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectVocational educationen
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.titleCurrículo integrado para o PROEJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000865394pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples