Sob o olhar da escola : representações de meninos e meninas nos pareceres descritivos
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho inscreve-se dentro da perspectiva de estudos de gênero, articulado com o Pós-Estruturalismo. Foram analisados 122 Pareceres Descritivos de alunos e alunas do 2º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de Marau-RS, pretendendo-se verificar como as questões de gênero são abordadas pelas professoras dessas instituições. Ao longo da pesquisa sentiu-se a necessidade de abordar também o que as professoras narram e como elas transcrevem essas narrativas nos Pareceres D ...
O presente trabalho inscreve-se dentro da perspectiva de estudos de gênero, articulado com o Pós-Estruturalismo. Foram analisados 122 Pareceres Descritivos de alunos e alunas do 2º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de Marau-RS, pretendendo-se verificar como as questões de gênero são abordadas pelas professoras dessas instituições. Ao longo da pesquisa sentiu-se a necessidade de abordar também o que as professoras narram e como elas transcrevem essas narrativas nos Pareceres Descritivos. Este é um trabalho que pretende contribuir para possíveis discussões, indagações e inquietações, problematizando o modo como as relações de gênero são representadas no ambiente escolar e também no que diz respeito à elaboração dos Pareceres Descritivos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gênero.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License