Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luciano Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-26T01:36:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/60399pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma pesquisa feita numa escola pública da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, onde se buscou analisar a relação que há entre gênero, principalmente a construção e manutenção das masculinidades, e um gap que se observa na educação brasileira e mundial (daí o termo em inglês) entre o desempenho escolar masculino e o desempenho escolar feminino. O primeiro olhar surge do educador que se torna pesquisador e que, assim, parte para a busca de respostas, que não se querem únicas, para esse distanciamento escolar entre gêneros. O que se observa é que, na construção e manutenção das masculinidades, em especial aquela que se considera hegemônica, esse distanciamento vai se tornando uma realidade, colocando o menino em posição inferior à das meninas no processo escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is the result of a research done in a public school located in the Metropolitan Region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, where the analysis of the relation between gender, mainly the construction and maintenance of masculinities, and a gap observed in the Brazilian Education as well as in the global education (hence the term in English, used in the text in Portuguese) between the masculine performance and the feminine performance at school was searched. The first look emerges from the educator who becomes the researcher, and so, goes for the search of answers, which do not intend to be the only ones, for this gap at school between the two genders. What is observed is that, on the construction and maintenance of masculinities, especially the one considered hegemonic, this gap becomes a reality, placing the boy in an inferior position relating to the girls in the learning process at school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenderen
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectMasculinitiesen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSubjectivationen
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectSchool gapen
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectSchool performanceen
dc.titleMind the Gap : processos de construção e manutenção das masculinidades e distanciamentos no desempenho escolar de meninos e meninaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000862635pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples