Navegação Informática na Educação por Autor "Franco, Sérgio Roberto Kieling"
Resultados 1-17 de 17
-
Adaptatividade em apresentações paralelas multimídia : trajetórias de aprendizagem temporais
Zunguze, Manuel Constantino (2017) [Tese]Será que os estudantes de hoje têm habilidades para alternar o foco, dividindo seu tempo de estudo entre duas ou mais “fontes didáticas” às quais são expostos? Nesta tese se entende por “fonte didática” toda fonte de ... -
Análise do perfil de acesso em turmas heterogêneas, para derivar ações de mediação pedagógica
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de (2011) [Tese]O objetivo principal desta tese é usar o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de uma forma progressiva iniciando com atividades individuais, passando por atividades colaborativas em duplas para, finalmente, ... -
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
Cunha, Cláudio Rodrigues da (2012) [Tese]A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. ... -
Conhecimento - solidariedade : em ações pedagógicas na modalidade EAD
Xavier, Regina Trilho Otero (2007) [Tese]Este trabalho trata de uma investigação sobre a construção do conhecimentosolidariedade em EAD. Tanto a pesquisa como os estudos realizados objetivam, principalmente, contribuir para a implementação de ações pedagógicas ... -
Desenvolvimento da criatividade em ambientes digitais em professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Sousa Filho, Paulo Gomes de (2011) [Tese]Este estudo investiga os efeitos de um programa de criatividade ministrado na modalidade de educação a distância com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, comparados com um grupo presencial e um grupo controle. ... -
Fluência tecnológica digital dos professores e a organização de atividades de ensino no Moodle
Schneider, Daniele da Rocha (2017) [Tese]A ampliação da Educação a Distância requer das Instituições de Ensino Superior o desenvolvimento de estratégias e ações que assegurem a qualidade dos cursos ofertados. Qualidade que perpassa pelo desenvolvimento de fluência ... -
O hipertexto inserido em uma abordagem cooperativo-construtivista como promotor da aprendizagem de tecnologia de alimentos
Nitzke, Julio Alberto (2002) [Tese]Esta tese propõe-se a enfrentar os desafios para a formação dos engenheiros, mais especificamente, engenheiros de alimentos, trazidos pela Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação. A nova ordem social e o mercado ... -
Identificação de estratégias cognitivas elaboradas por estudantes na resolução de situações-problema em matemática por meio de uma ferramenta digital
Molon, Jaqueline (2022) [Tese]A investigação dos raciocínios utilizados e das relações lógicas estabelecidas pelos estudantes nas atividades que lhes são propostas fornece evidências das estratégias cognitivas que elaboram. Identificar esses elementos ... -
Interação social em rede e nas redes : contributos para uma educação em rede
Koehler, Cristiane (2016) [Tese]Diante da abundância de informações e de compartilhamentos em sites de redes sociais e da proliferação de convites para o uso desses sites na Educação, esta tese propõe a pesquisa das estruturas relacionais que emergem das ... -
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
Garcia, Leticia Silva (2004) [Tese]Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de ... -
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
Zeve, Carlos Mario Dal Col (2003) [Tese]Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um ... -
Narrativas digitais na formação de professores : potencialidades, dimensões formativas e construtos de identidade docente
Moura, Késsia Mileny de Paulo (2021) [Tese]A narrativa digital caracteriza-se como fenômeno que emerge do alinhamento entre o narrar histórias e os recursos de mídias digitais presentes no contexto da cibercultura. Esta pesquisa versa sobre as potencialidades da ... -
Panorama da Ed. superior brasileira : a visão do curso de Engenharia Civil
Gudolle, Lucas Socoloski (2022) [Tese]Esta Tese apresenta o panorama das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas (Federais, Estaduais e Municipais) e das IES Privadas (Comunitárias, Confessionais, Filantrópicas e com fins lucrativos) do Brasil a partir ... -
Produção colaborativa e diálogo-problematizador mediados pelas tecnologias da informação e comunicação livres
Abegg, Ilse (2009) [Tese]Investigamos o potencial colaborativo mediador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) livres, por meio da ferramenta de atividade wiki do Moodle. A meta era mudar o modo de produção no processo escolar presencial, ... -
Proeja : a experiência de um grupo virtual como forma de inserção digital
Leite, Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira (2012) [Tese]Essa tese busca compreender as maneiras pelas quais estudantes do PROEJA se utilizam das Tecnologias da Informação e Comunicação no seu saber-fazer subsequente, uma vez que os egressos dessa modalidade educacional devem ... -
Reversibilidades lógicas : possibilidades para pensar os processos de ensino e aprendizagem em contabilidade
Renz, Cíntia Lisiane da Silva (2022) [Tese]A presente pesquisa está inserida no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da ... -
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
Dallacosta, Adriana (2007) [Tese]A presente investigação pretende, de forma qualitativa, compreender se os vídeos indexados podem modificar o planejamento pedagógico do professor de escola municipal de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, buscamos ...