Navegação Informática na Educação por Título
Resultados 21-40 de 311
-
Aprendizagem de escrita de língua de sinais pelo sistema SignWriting : língua de sinais no papel e no computador
(2005) [Tese]Esta tese trata de como o sistema SignWriting pode servir de suporte a uma nova proposta pedagógica ao ensino da escrita de língua de sinais e letramento para crianças surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais - Libras ... -
A aprendizagem de programação apoiada pelo modelo social aberto do estudante
(2019) [Tese]A programação de computadores é essencial para quem trabalha na área de tecnologia e projetase que será tão importante quanto a leitura e as matemáticas em um futuro não tão distante. No entanto, aprender a programar não ... -
Aprendizagem do pensamento computacional e desenvolvimento do raciocínio
(2017) [Tese]Esta tese descreve um estudo quase experimental que teve como objetivo: investigar a relação entre a construção do Pensamento Computacional e o desenvolvimento do raciocínio de estudantes dos últimos anos do Ensino ... -
Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
(2013) [Tese]Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção ... -
Aprendizagens em massive open online course (MOOC)
(2016) [Tese]Diante de uma sociedade conectada, em que as trocas sociais ganham dimensão através da internet, nos propomos a estudar sobre aprendizagens em Massive Open On-line Course (MOOC), mais especificamente sobre os intercâmbios ... -
Aprimoramento das habilidades cognitivas de resolução de problemas com o apoio de um agente conversacional
(2011) [Tese]Uma questão que se apresenta relevante, nesta tese, é que na maioria das vezes, o estudante, principalmente, o novato, demonstra grande dificuldade na aprendizagem baseada na resolução de problemas. Portanto, este precisa ... -
Apropriação das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de pessoas com paralisia cerebral
(2001) [Tese]O presente trabalho examina de que modo pessoas com Paralisia Cerebral se apropriam dos recursos tecnológicos de um ambiente de aprendizagem computacional telemático (f questão da pesquisa) e, que processos de desenvolvimento ... -
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
(2004) [Tese]O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto ... -
Uma arquitetura pedagógica apoiada em tecnologias da informação e comunicação : processos de aprendizagem em química no ensino médio
(2009) [Tese]A necessidade urgente de mudanças no Ensino Médio do Brasil motivou o pesquisador desta tese a propor mudanças na forma tradicional de se trabalhar a Química com os estudantes. Com a evolução das tecnologias de informação ... -
Arquitetura pedagógica para a construção e uso de instrumentos musicais digitais : um olhar a partir dos aspectos socioafetivos
(2018) [Tese]Os avanços tecnológicos têm refletido não somente no modo de aprender e ensinar, mas também nas práticas pedagógicas e nas arquiteturas para o contexto educacional. Neste panorama, cresce a busca pela interdisciplinaridade, ... -
Arquitetura pedagógica para construção de competências de gestão através de simuladores de negócoios :
(2016) [Tese]O uso de simuladores de negócios em cursos de administração de empresas tem crescido significativamente nos últimos anos. Entretanto, apesar da oferta no mercado de novas simulações, não houve um avanço proporcional no ... -
Um assistente pessoal de aprendizagem continuada na web
(2010) [Tese]O conhecimento de uma pessoa pode se tornar obsoleto ou incompleto rapidamente, visto que, na chamada sociedade da informação e do conhecimento, a todo instante surgem novas teorias e tecnologias que são rapidamente ... -
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades
(2004) [Tese]Por várias décadas os computadores têm sido utilizados no processo educacional e nem sempre da forma correta. E existe uma forma correta? Não existe consenso, são muitas as tentativas e experiências com inúmeros resultados ... -
Atividades digitais e a construção dos conceitos de proporcionalidade : uma análise a partir da teoria dos campos conceituais
(2010) [Tese]Nesta tese, foi desenvolvida uma investigação, utilizando, principalmente, atividades digitais relacionadas com a aprendizagem dos conceitos de proporcionalidade. A base para analisar as construções conceituais dos alunos ... -
Os atributos afetivos para a docência na graduação a distância : um estudo no âmbito de instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul
(2012) [Tese]A presente Tese tem por finalidade identificar quais são os principais atributos afetivos necessários à docência em graduações que atuem em educação a distância no âmbito das universidades do Estado do Rio Grande do Sul. ... -
A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no ensino médio : um estudo com a disciplina de geografia
(2016) [Tese]A presente Tese de doutorado aborda a audiodescrição na mediação do processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual na disciplina de Geografia, no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade ... -
Autoria coletiva em ambiente informatizado na perspectiva da formação de professores em língua inglesa
(2008) [Tese]Foi estudada interdisciplinarmente a autoria coletiva, em ambiente informatizado na Web, de professores em formação (graduação e extensão) da língua inglesa como língua estrangeira. O estudo foi vinculado às linhas de ... -
A autorregulação da aprendizagem na formação de um educador matemático na modalidade a distância : uma proposta de articulação curricular
(2015) [Tese]A autorregulação é um dos vários elementos considerados essenciais no processo de aprendizagem, pode-se afirmar que um aluno autorregulado em sua aprendizagem é aquele que aprendeu a planejar, controlar e avaliar seus ... -
Avaliação do estado de interesse e do estado de fluxo por meio de jogos digitais educacionais no ensino da matemática
(2019) [Tese]Uma questão fundamental da área educacional envolve o interesse do estudante. O interesse associa-se a sentimentos positivos sobre o objeto e pode ser desencadeado por meio de jogos digitais educacionais que exploram a ... -
Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
(2009) [Tese]O objetivo principal deste estudo é o de verificar se condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica interferem nos desempenhos das aprendizagens de alunos em e-learning. Para tanto, são propostos comparativos em ...