Navegação Informática na Educação por Título
Resultados 136-155 de 311
-
Explorando simulações e laboratórios virtuais multimídia como recursos de aprendizagem de física
(2022) [Tese]Neste trabalho foi estudada a utilização de laboratórios virtuais multimídia como recurso de aprendizagem de Física dentro da perspectiva das trajetórias de aprendizagem, da teoria da aprendizagem significativa e da ... -
Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
(2018) [Tese]Os alunos deste milênio possuem familiaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação, usam dispositivos conectados às redes WiFi, acessam com frequência a Internet e as redes sociais e são usuários intensivos de ... -
Ferramenta acessível para produção multimídia : estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais
(2012) [Tese]Diante de um contexto em que a evolução tecnológica amplia as formas de disseminação e acesso à informação, explorando o uso da multimídia e a mescla dos diferentes tipos de linguagens, percebe-se que pessoas com deficiência ... -
Ferramenta de gerenciamento e recomendação como recurso na aprendizagem baseada em projeto em design
(2014) [Tese]A presente tese tem por objetivo investigar como a utilização de um sistema de gerenciamento de projetos e de recomendação de conteúdo, configurado de acordo com o conceito de ABP, pode apoiar os alunos no processo de ... -
Ferramentas de gerência de projetos como recurso de aprendizagem
(2011) [Tese]Este trabalho tem por objetivo investigar o uso da tecnologia para apoiar a colaboração com vistas à aprendizagem. Considera-se que a colaboração, à luz da abordagem sociointeracionista de Vygotksy, constitui-se em elemento ... -
Fluência tecnológica digital dos professores e a organização de atividades de ensino no Moodle
(2017) [Tese]A ampliação da Educação a Distância requer das Instituições de Ensino Superior o desenvolvimento de estratégias e ações que assegurem a qualidade dos cursos ofertados. Qualidade que perpassa pelo desenvolvimento de fluência ... -
Formação a distância e prática de alfabetização : avaliação do impacto do uso de recursos informatizados no ensino da leitura
(2009) [Tese]A tese de doutorado Formação à distância e prática de alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de recursos informatizados no ensino da leitura tem como objetivo compreender relações entre a formação inicial de ... -
A formação continuada de professores de matemática : uma inserção tecnológica da plataforma khan academy na prática docente
(2015) [Tese]Com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula, em especial a inclusão dos laptops e da internet, a formação continuada de professores constitui-se como uma das principais ações das ... -
Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
(2015) [Tese]Este estudo se debruça sobre a questão da formação de professores de matem ática para a incorporação de recursos tecnológicos em sala de aula. No cenário da Educação a Distância (EAD), esta pesquisa se propõe a analisar a ... -
Formação de professores em sistema de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista - TEA : uma inserção das tecnologias assistivas em contextos escolares maranhenses
(2016) [Tese]Esta tese apresenta a nova classificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo Grananã, (2014), a partir da atualização do DSM - V, (Diagnostic and Statistic Manual of Mental Disorders, Fifth Edition - Manual ... -
Formação docente para a autoria nos mundos virtuais : uma aproximação do professor às novas demandas tecnológicas
(2016) [Tese]O aprimoramento de atributos como a capacidade de processamento e interfaces gráficas das tecnologias disponíveis no mercado vem criando um cenário propício para a profusão de ambientes imersivos como os mundos virtuais. ... -
Formação em pensamento computacional utilizando scratch para professores de matemática e informática da educação fundamental
(2020) [Tese]A formação de professores que estão em pré-serviço, assim como a formação daqueles que já atuam profissionalmente são de extrema importância para o sis- tema educacional. O docente, durante sua vida profissional busca estar ... -
A framework for monitoring scientific production behavior in Research evaluation systems based on journal ranking lists the brazilian case
(2020) [Tese]A extensão e a qualidade dos resultados de pesquisa tornaram-se fatores-chave para a avaliação do desempenho da universidade. Vários países introduziram sistemas de avaliação de pesquisas que vinculam financiamento a ... -
Geometria dinâmica e gênese instrumental : processo de abstração reflexionante
(2020) [Tese]Na década de oitenta surgiram os ambientes de Geometria Dinâmica (GD) com a ideia de proporcionar a criação de construções geométricas estabelecidas por relações matemáticas. Com a disponibilização da GD iniciaram-se ... -
A gestão em cursos de educação a distância via internet : uma visão a partir dos fatores críticos de sucesso
(2009) [Tese]Esta tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE), linha de pesquisa ambientes informatizados e ensino a distância, tem como objetivo geral analisar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) ... -
Grupos de colaboração : a influência da postura interpessoal na aprendizagem de lógica de programação
(2022) [Tese]Desenvolver a lógica de programação é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos calouros dos cursos de graduação na área de Computação e Informática. A aprendizagem com os pares é uma estratégia pedagógica que pode ... -
Habilidade cognitiva espacial : medida com eletroencefalografia
(2010) [Tese]A tese apresenta uma contribuição à área da pesquisa educacional, para auxiliar na identificação de perfis cognitivos, utilizando o referencial teórico das Ciências Cognitivas e a instrumentação das Neurociências. O projeto ... -
A hibridação com a tecnologia digital gerando linhas de fuga
(2003) [Tese]A criação artística é proposta como um processo de pensamento na filosofia de Gilles Deleuze. Com este enfoque, a hibridação com a tecnologia digital é vista como uma estratégia potencializadora da criação e da produção ... -
Hiperobjetos da robótica educacional como ferramentas para o desenvolvimento da abstração reflexionante e do pensamento computacional
(2018) [Tese]A compreensão da forma como o aluno aprende deve ser um dos conhecimentos fundamentais de todo profissional da educação. Sabedor dessa importante particularidade e associando isso ao fato de que vivemos numa sociedade ... -
O hipertexto inserido em uma abordagem cooperativo-construtivista como promotor da aprendizagem de tecnologia de alimentos
(2002) [Tese]Esta tese propõe-se a enfrentar os desafios para a formação dos engenheiros, mais especificamente, engenheiros de alimentos, trazidos pela Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação. A nova ordem social e o mercado ...