Navegação Informática na Educação por Título
Resultados 174-193 de 311
-
Investigando o senso de presença na educação a distância
(2020) [Tese]Embora esteja em grande ascensão, observa-se que a modalidade Educação a Distância (EAD) ainda possui uma percepção popular de qualidade de ensino inferior em comparação com o Ensino Presencial. Estima-se que carências ... -
O jogo digital como incentivor da leitura em alunos do ensino médio
(2015) [Tese]A partir de resultados fornecidos pelo MEC em 2012, constatamos que 51,4% dos alunos que concluíram a 2ª série do Ensino Fundamental não obtiveram os conhecimentos esperados para essa etapa na avaliação de leitura na Prova ... -
Um jogo educativo para a formação do psicólogo escolar
(2015) [Tese]Nesta pesquisa, desenvolvemos e experimentamos um jogo educativo para a formação do psicólogo escolar no âmbito dos estudos da Informática na Educação. Seguindo as orientações teórico-metodológicas da Teoria Ator-Rede, ... -
Laboratório de exergames na educação física : conexões por meio de videogames ativos
(2015) [Tese]A presente tese de doutorado traz como tema central o uso de exergames como uma nova proposta de integração e recurso para aulas de Educação Física. O intuito desta pesquisa é fornecer subsídios para que professores possam ... -
Laboratórios virtuais imersivos 3D : processos cognitivos em experimentos de eletromagnetismo
(2019) [Tese]O uso da realidade aumentada na educação vem evoluindo rapidamente, incentivada pela ascensão dos dispositivos móveis, a onipresença da tecnologia e a acessibilidade aos recursos multimídia. Tendo em vista que seu benefício ... -
Letramento multissemiótico por meio do infográfico : um estudo de caso com alunas do programa mulheres mil
(2014) [Tese]A profusão de textos multimodais presentes na sociedade contemporânea demanda, da escola, um trabalho mais aprofundado no que diz respeito ao letramento multissemiótico. No caso dos adultos, muitas vezes provenientes de ... -
Letramento Praxital : uma abordagem para mobilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes do professor na perspectiva de aprimorar sua prática pedagógica mediada pelas TIC.
(2020) [Tese]Esta tese analisa a trajetória do professor da alfabetização ao letramento digital através de um processo de formação continuada em métodos ativos mediados pelas TIC. Inspirados numa experiência de formação de docentes na ... -
Linguajando com tecnologias móveis : a metáfora na cognição inventiva
(2017) [Tese]O fenômeno metafórico, caro às ciências da linguagem, tem recentemente adentrado também os estudos cognitivos, visto que se tem advogado que a metáfora não ocorre apenas na linguagem, mas constitui processos do pensamento. ... -
Um lugar de aprender segundo alguns homo zappiens : uma contribuição da macroergonomia à educação
(2015) [Tese]O desenho da sala de aula atravessa o tempo com uma estrutura, aparentemente, inabalável. Neste momento, no ambiente escolar,a presença dos homo zappiens percorrendo corredores, que não se pode correr, é uma possibilidade ... -
Mãos sinalizantes : ambiente virtual de aprendizagem da língua brasileira de sinais com enfoque em variações linguísticas do litoral norte gaúcho
(2022) [Tese]A sociedade atual caracteriza-se pela diversidade existente e pela busca de ações com equidade. As tecnologias podem ser fortes aliadas nas práticas em prol de oportunidades com acessibilidade, como para a comunidade surda. ... -
Mapeamento das interações em ambiente virtual de aprendizagem : uma possibilidade para avaliação em educação a distância
(2006) [Tese]O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a questão da interação em ambientes virtuais de aprendizagem, focalizando-se na modelagem e implementação de uma ferramenta computacional capaz de mapear as interações ... -
Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem
(2011) [Tese]Esta tese apresenta mecanismos computacionais concebidos para reconhecer e inferir estados de ânimo de alunos em interação num ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A pesquisa, tendo por base investigações interdisciplinar ... -
Máquinas, inscrições e observador : o problema da visualização do conhecimento numa abordagem sistêmica
(2010) [Tese]Nesta tese, argumenta-se que as inscrições são a interface a partir da qual é possível considerar metodologicamente a condição de observadores na visualização do conhecimento. Para isso, considera-se os limites dos sistemas ... -
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
(2004) [Tese]Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de ... -
Mecatas : um modelo para o ensino-aprendizagem de engenharia de controle e automação baseado na teoria da aprendizagem significativa
(2011) [Tese]Esta tese apresenta uma proposta, estruturada na forma de modelo pedagógico – MECATAS – Modelo para o processo de Ensino-aprendizagem de engenharia de Controle e Automação baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa. ... -
A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
(2015) [Tese]Esta é uma pesquisa quanti-qualitativa de estudo de caso que parte de princípios da teoria sociocultural aplicada à área de Aquisição de Segunda Língua (SL) e Língua Estrangeira (LE) e estudos de Informática na Educação a ... -
O metadocumentário como tecnologia cognitiva para experienciar o conhecimento como enação
(2019) [Tese]Esta tese articula as áreas da cognição, da tecnologia e do cinema documentário para compreender de que forma os documentários metalinguísticos nos dão a chance de pesquisar o conhecimento de forma não representacionista, ... -
Um método de ensino pautado na aprendizagem integrada aos mundos virtuais e princípios do mastery learning
(2017) [Tese]A concepção de novas alternativas educacionais pautadas no uso de recursos tecnológicos, tem acarretado o aumento do número de pesquisas em diferentes domínios de ensino. Tem se destacado nas últimas décadas a abordagem ... -
Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
(2017) [Tese]As melhorias alcançadas na Educação através do uso das tecnologias de informação e comunicação são inegáveis. Entretanto, os avanços em direção a um ensino personalizado e direcionado às preferências, ao nivelamento ... -
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos
(2008) [Tese]Indicadores educacionais vêm desvelando ao longo do tempo o grave problema social que se tornou a aprendizagem nas Escolas Públicas e Privadas do Brasil. Em paralelo, essas escolas também vêm sendo desequilibradas pelas ...