(Re)lembrar e (re)significar : memórias de professoras sobre a temática indígena
dc.contributor.advisor | Bergamaschi, Maria Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Passuelo, Gabriela Golembiewski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-09-27T01:37:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/55689 | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a relevância de ressignificar as atuais práticas pedagógicas sobre a temática indígena para avançar no caminho de uma educação intercultural, o presente trabalho tem como problema de pesquisa: De que forma a temática indígena se manifesta nas trajetórias de vida e nas memórias docentes e quais as implicações nas práticas pedagógicas? Os principais objetivos deste estudo são: investigar como a temática indígena aparece nas lembranças das professoras e verificar como esse tema se articula nas práticas docentes. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram produzidos através de entrevistas-diálogos com questões semi-estruturadas, posteriormente, organizados e analisados em categorias que surgiram nas falas das entrevistadas - quatro professoras que atuam em uma escola da rede pública de Porto Alegre/ RS. Para aprofundar a análise, ancorei-me nos estudos de Maria Aparecida Bergamaschi, Gersem Baniwa, Ecléa Bosi, dentre outros. Foi possível constatar nas categorias de análises - Entre penas e ocas: o Dia do Índio; ausências e invisibilidades; ressignificação das práticas: o PIBID na escola; espaços da vida compartilhados com os indígenas; lembranças: imagens evocadas a partir da temática indígena - que as professoras tiveram em sua trajetória de escolarização atividades descontextualizadas, sendo retratado o indígena de forma estereotipada e sua formação acadêmica não incluiu disciplinas que abordassem a diversidade indígena, porém, constatei que estão ressignificando suas práticas a partir da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Hoje, já constituem memórias que consideram os povos ameríndios inseridos na sociedade contemporânea e que tem suas singularidades. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural | pt_BR |
dc.title | (Re)lembrar e (re)significar : memórias de professoras sobre a temática indígena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000858929 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1396)