Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorPassuelo, Gabriela Golembiewskipt_BR
dc.date.accessioned2012-09-27T01:37:23Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55689pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a relevância de ressignificar as atuais práticas pedagógicas sobre a temática indígena para avançar no caminho de uma educação intercultural, o presente trabalho tem como problema de pesquisa: De que forma a temática indígena se manifesta nas trajetórias de vida e nas memórias docentes e quais as implicações nas práticas pedagógicas? Os principais objetivos deste estudo são: investigar como a temática indígena aparece nas lembranças das professoras e verificar como esse tema se articula nas práticas docentes. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram produzidos através de entrevistas-diálogos com questões semi-estruturadas, posteriormente, organizados e analisados em categorias que surgiram nas falas das entrevistadas - quatro professoras que atuam em uma escola da rede pública de Porto Alegre/ RS. Para aprofundar a análise, ancorei-me nos estudos de Maria Aparecida Bergamaschi, Gersem Baniwa, Ecléa Bosi, dentre outros. Foi possível constatar nas categorias de análises - Entre penas e ocas: o Dia do Índio; ausências e invisibilidades; ressignificação das práticas: o PIBID na escola; espaços da vida compartilhados com os indígenas; lembranças: imagens evocadas a partir da temática indígena - que as professoras tiveram em sua trajetória de escolarização atividades descontextualizadas, sendo retratado o indígena de forma estereotipada e sua formação acadêmica não incluiu disciplinas que abordassem a diversidade indígena, porém, constatei que estão ressignificando suas práticas a partir da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Hoje, já constituem memórias que consideram os povos ameríndios inseridos na sociedade contemporânea e que tem suas singularidades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.title(Re)lembrar e (re)significar : memórias de professoras sobre a temática indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000858929pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem