(Re)lembrar e (re)significar : memórias de professoras sobre a temática indígena
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Considerando a relevância de ressignificar as atuais práticas pedagógicas sobre a temática indígena para avançar no caminho de uma educação intercultural, o presente trabalho tem como problema de pesquisa: De que forma a temática indígena se manifesta nas trajetórias de vida e nas memórias docentes e quais as implicações nas práticas pedagógicas? Os principais objetivos deste estudo são: investigar como a temática indígena aparece nas lembranças das professoras e verificar como esse tema se art ...
Considerando a relevância de ressignificar as atuais práticas pedagógicas sobre a temática indígena para avançar no caminho de uma educação intercultural, o presente trabalho tem como problema de pesquisa: De que forma a temática indígena se manifesta nas trajetórias de vida e nas memórias docentes e quais as implicações nas práticas pedagógicas? Os principais objetivos deste estudo são: investigar como a temática indígena aparece nas lembranças das professoras e verificar como esse tema se articula nas práticas docentes. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram produzidos através de entrevistas-diálogos com questões semi-estruturadas, posteriormente, organizados e analisados em categorias que surgiram nas falas das entrevistadas - quatro professoras que atuam em uma escola da rede pública de Porto Alegre/ RS. Para aprofundar a análise, ancorei-me nos estudos de Maria Aparecida Bergamaschi, Gersem Baniwa, Ecléa Bosi, dentre outros. Foi possível constatar nas categorias de análises - Entre penas e ocas: o Dia do Índio; ausências e invisibilidades; ressignificação das práticas: o PIBID na escola; espaços da vida compartilhados com os indígenas; lembranças: imagens evocadas a partir da temática indígena - que as professoras tiveram em sua trajetória de escolarização atividades descontextualizadas, sendo retratado o indígena de forma estereotipada e sua formação acadêmica não incluiu disciplinas que abordassem a diversidade indígena, porém, constatei que estão ressignificando suas práticas a partir da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Hoje, já constituem memórias que consideram os povos ameríndios inseridos na sociedade contemporânea e que tem suas singularidades. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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