Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.contributor.authorScorsato, Teresinha Bastospt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:42:47Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/5160pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma pesquisa a partir da vivência de aprendizagens da autora, desde a escola até a universidade, juntamente com a escuta de duas professoras universitárias que relatam suas histórias de ensinantes apoiadas nas lembranças das aprendizagens universitárias presentes e atualizadas na relação com seus alunos, sob efeitos transferenciais. O tema apóia-se nos referenciais teóricos de Freud, Lacan e seus seguidores, situando-se o Sujeito como realidade da psicanálise, o Inconsciente como seu campo e o Objeto que falta, o objeto “a”. Investiga a questão do desejo de saber e suas vicissitudes no contexto das aprendizagens, onde a transferência é condição, fazendo a transposição: do amor ao saber ao desejo de saber e ressignificando o lugar do professor da figura à função, como prestigioso lugar do suposto saber, lugar que o autoriza a dirigir o processo das aprendizagens e que o coloca como sujeito aprendente, marcas de seu desejo. Esse desejo movimenta o ato pedagógico e busca ancoragem como demanda de reconhecimento. Propor um espaço simbólico sem desarticular-se do real e do imaginário é nossa prioridade para que o desejo de “desejar o desejo do Outro” recoloque as aprendizagens no lugar de-vida. Ressituamos, assim, a escola e a universidade como um espaço de construção possível na impossibilidade da transmissão sem falta.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.subjectLacan, Jacques, 1901-1981pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectIntegração escola-universidadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.titleO desejo de saber e suas vicissitudes : da escola à universidade : um enfoque psicanalíticopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000510849pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples