O desejo de saber e suas vicissitudes : da escola à universidade : um enfoque psicanalítico
dc.contributor.advisor | Folberg, Maria Nestrovsky | pt_BR |
dc.contributor.author | Scorsato, Teresinha Bastos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:42:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/5160 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta uma pesquisa a partir da vivência de aprendizagens da autora, desde a escola até a universidade, juntamente com a escuta de duas professoras universitárias que relatam suas histórias de ensinantes apoiadas nas lembranças das aprendizagens universitárias presentes e atualizadas na relação com seus alunos, sob efeitos transferenciais. O tema apóia-se nos referenciais teóricos de Freud, Lacan e seus seguidores, situando-se o Sujeito como realidade da psicanálise, o Inconsciente como seu campo e o Objeto que falta, o objeto “a”. Investiga a questão do desejo de saber e suas vicissitudes no contexto das aprendizagens, onde a transferência é condição, fazendo a transposição: do amor ao saber ao desejo de saber e ressignificando o lugar do professor da figura à função, como prestigioso lugar do suposto saber, lugar que o autoriza a dirigir o processo das aprendizagens e que o coloca como sujeito aprendente, marcas de seu desejo. Esse desejo movimenta o ato pedagógico e busca ancoragem como demanda de reconhecimento. Propor um espaço simbólico sem desarticular-se do real e do imaginário é nossa prioridade para que o desejo de “desejar o desejo do Outro” recoloque as aprendizagens no lugar de-vida. Ressituamos, assim, a escola e a universidade como um espaço de construção possível na impossibilidade da transmissão sem falta. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Freud, Sigmund, 1856-1939 | pt_BR |
dc.subject | Lacan, Jacques, 1901-1981 | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Desejo | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Integração escola-universidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.title | O desejo de saber e suas vicissitudes : da escola à universidade : um enfoque psicanalítico | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000510849 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7477)Educação (2503)