Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Tomaz Tadeu dapt_BR
dc.contributor.authorStumpf, Débora Karinept_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:42:10Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/5074pt_BR
dc.description.abstractA partir da perspectiva pós-estruturalista e de uma aproximação entre o campo dos Estudos Culturais e algumas contribuições foucaultianas, este estudo analisa a revista Nova Escola, discutindo as representações de sexualidade veiculadas pela revista entre os anos de 1997 e 2001. O foco mais específico desta pesquisa está nas reportagens, sugestões, propostas e exemplos de como trabalhar a temática da sexualidade em sala de aula. Discuto essas “orientações”, especialmente a partir da circulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir de uma análise cultural que coloca no seu centro a noção de poder, problematizo o modo como a sexualidade é representada nos textos da revista. Em suma, interessou-me ver, nesta Dissertação, como o currículo da revista produziu diferentes representações sobre a temática da sexualidade, de modo a reiterar a construção do sujeito heterossexual como sendo a norma.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNova escolapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectImprensa pedagógicapt_BR
dc.subjectHeterossexualidadept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.titleRepresentações de sexualidade no currículo da Nova Escola e a construção do sujeito heterossexualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000420155pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples