Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
dc.contributor.advisor | Martini, Rosa Maria Filippozzi | pt_BR |
dc.contributor.author | Fávero, Alcemira Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:42:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/5070 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo debruça-se sobre o problema da educação moral no contexto plural da contemporaneidade. O texto examina as relações entre desenvolvimento moral e consciência, entre consciência moral e linguagem, entre aprendizagem e a construção da personalidade moral. Procura oferecer, com base nas teorias morais de Jean Piaget e de Jurgen Habermas, pistas para que na prática pedagógica da instituição escolar haja espaço para a educação moral. A educação moral não pode mais ser compreendida como mera transmissão de valores e como orientações para uma vida virtuosa, mas entendida como um espaço onde os educandos possam participar ativamente como sujeito de sua formação moral. Através de uma prática pedagógica reflexiva e dialógica espera-se motivar os educandos a se preocuparem com as questões que dizem respeito à vida ética e que possam tomar decisões morais com responsabilidade. O texto traz também uma reconstrução das principais idéias que fundamentam as teorias morais de Piaget e Habermas a partir das obras: O juízo moral na criança e Consciência moral e agir comunicativo. O estudo realizado sobre esses autores permitiu uma reflexão sobre a possibilidade de uma pedagogia da autonomia moral, sintetizada em três idéias centrais: o desenvolvimento da consciência moral na criança em Piaget, a estrutura comunicativa da consciência moral na interpretação de Habermas e a relação entre consciência moral comunicativa e educação moral. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 | pt_BR |
dc.subject | Habermas, Jürgen, 1929- | pt_BR |
dc.subject | Educação moral | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento moral | pt_BR |
dc.subject | Consciência moral | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.title | Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000509485 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7540)Educação (2530)