Modalidade de ensino a distância : curso ou navegação?
| dc.contributor.advisor | Krahe, Elizabeth Diefenthaeler | pt_BR |
| dc.contributor.author | Bopp, Marjie Dee Weber | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:42:02Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/5053 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a racionalidade que em-basa a formação de professores através de EaD, através de descrição de prática, nos cursos de formação de professores oferecidos a distância de uma instituição privada de ensino superior. Como objetivos específicos pretende identificar na rela-ção tutor aluno a racionalidade: prática ou técnica; relacionar dificuldades e/ ou faci-lidades no processo de transposição didático-metodológica no ambiente virtual en-tre tutor/aluno, frente à proposta da racionalidade prática. O trabalho foi desenvolvi-do no modelo qualitativo de investigação, como estudo de caso. Foram entrevista-dos 10 tutores que utilizam o ambiente virtual na modalidade à distância de uma instituição superior privada. A fundamentação teórica foi referenciada em Popke-witz, na análise da Reforma Educacional, e Boaventura Santos, com contribuições quanto à politização da tecnologia. Também contamos com Alarcão, Prestes, Brze-zinski e Namo de Mello, que tratam das possibilidades e perplexidades na formação de profissionais da educação a partir da LDB (Lei 9.394/96). Também com os estu-dos das novas tecnologias, como Macedo, Sancho, Lévy, Lemos, Palloff, Pratt, Ala-va, Preti, Pellanda e Lithwin. Dessa forma, a pesquisa dirige-se para um novo olhar sobre os processos semi-presenciais do ensinar e do aprender no contexto das tec-nologias digitais. O estudo sinalizou que o EaD ainda carece de atenção especial, em várias questões no processo educativo, entre elas, tempo de alunos e tutores e capacitação tecnológica. Assim, busca-se contribuir para a reflexão sobre essa te-mática tão contemporânea. Nessa perspectiva, o estudo não pretende se esgotar e sim, obter subsídios para futuros debates. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Professor | pt_BR |
| dc.subject | Formação | pt_BR |
| dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
| dc.subject | Inovação educacional | pt_BR |
| dc.subject | Universidade | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
| dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.title | Modalidade de ensino a distância : curso ou navegação? | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 000509098 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
| dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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