Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMarques, Tânia Beatriz Iwaszkopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Graziela Luciane dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2012-06-28T01:32:30Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49840pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa consistiu em investigar a ação do docente em sala de aula e suas intervenções, verificando suas relações com a educação moral de seus alunos. Foi realizado estudo por meio de observação em uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental com oito anos de duração, composta por 24 alunos e 08 professores. Foram construídas 08 categorias de análise com base na Epistemologia Genética, identificando como os professores educam moralmente seus alunos. Constatou-se que o professor educa moralmente o tempo todo em sala de aula, de diferentes formas e em diferentes momentos, mesmo quando não tem intencionalidade ou consciência. O professor educa moralmente tanto quando realiza intervenções ou quando não as realiza, em alguns momentos contribuindo para o desenvolvimento autônomo, mas predominando a educação moral para a obediência e para a heteronomia dos seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research was to investigate the action of teaching in the classroom and their interventions checking their relationship with moral education of their students. A study was conducted with observation in a group of 5th grade of elementary school with eight years duration consisting of 24 students and 08 teachers. 08 analysis categories were built based on genetic epistemology, identifying how teachers educate students morally. It was noted that the teacher educates morally all the time in the classroom, in different ways and at different times, even when you do not have this consciousness or intentionality. The teacher educates morally either with or without interventions, in a few moments, contributing to the autonomous development of their pupils, but predominately moral education for obedience and for the heteronomy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectTeaching actionen
dc.subjectMoral educationen
dc.subjectEducação moralpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectHeteronomyen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectHeteronomiapt_BR
dc.titleAção docente e educação moral do aluno : um estudo em epistemologia genéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000850579pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem