A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares
dc.contributor.advisor | Bordas, Merion Campos | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Marta Quintanilha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:41:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/4978 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda o tema da participação na formação de professores, especificamente, estuda o caso do Curso de Pedagogia da FACED/UFRGS, no período de implementação da habilitação educação infantil, de 1983 a 1990, a partir do olhar atual, do saber docente das profissionais que integram a categoria de professor de educação infantil, na Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal foi de investigar que movimentos ou processos de interação são reconhecidos como constituidores da formação das profissionais egressas, na trajetória acadêmica na Universidade, tendo em vista a participação como processo efetivo, em suas diversas dimensões. A análise multidimensional buscou resgatar outras possibilidades de entendimento do processo de participação além do político, como o ético, o social e o psicológico, indicando a complementaridade e o antagonismo dos elementos constituidores do processo. A participação, neste sentido, inscreve-se em uma trajetória de formação docente atrelada à formação humana dos profissionais. Argumento, ao longo do texto, que as possibilidades de participação na formação, neste período, são brechas que mobilizaram interações significativas para a formação profissional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Estudante | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A participação no Curso de Pedagogia da UFRGS : os diferentes olhares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000418058 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2004 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7288)Educação (2434)