Mostrar el registro sencillo del ítem
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
dc.contributor.advisor | Leite, Denise Balarine Cavalheiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Broilo, Cecilia Luiza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:41:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/4971 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese está centrada no estudo sobre a atuação pedagógica na universidade, buscando analisar o quanto essa ação qualifica ou (con)forma o trabalho docente, considerando três contextos: a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do Brasil, a Universidad de La República – UDELAR, do Uruguai e a Universidade de Aveiro – UA, de Portugal. Faço o estudo apoiada nos paradigmas da investigação qualitativa a partir das dimensões: professores universitários, saberes dos professores, inovação pedagógica como prática de construção de conhecimento e atuação pedagógica; e das categorias de análise: professores enquanto intelectuais públicos e transformativos, construção do conhecimento e dos saberes pedagógicos dos professores, inovação pedagógica na educação universitária, interdisciplinaridade como possibilidade para inovação pedagógica, sala de aula como espaço de ruptura com o ensino tradicional, auto-investigação numa abordagem reflexiva e construtiva e reconceitualização do conceito de supervisão de atuação pedagógica na universidade. Nos diferentes contextos estudados foi possível perceber que a ação pedagógica na universidade, numa forma de atuação investigativa e numa dimensão de construção coletiva, deve ser garantida. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Universidade do Vale do Rio dos Sinos. | pt_BR |
dc.subject | Universidad de la República (Uruguai). | pt_BR |
dc.subject | Universidade de Aveiro. | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Inovação educacional | pt_BR |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Uruguai | pt_BR |
dc.subject | Portugal | pt_BR |
dc.title | (Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000417875 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2004 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)