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dc.contributor.advisorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorRosso, Telma Regina Françapt_BR
dc.date.accessioned2012-06-05T01:32:29Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49413pt_BR
dc.description.abstractAs dificuldades de aprendizagem matemática constituem um campo bastante complexo e ainda relativamente pouco explorado. Pesquisas com síndromes associadas ao baixo desempenho matemático indicam que há diferentes perfis cognitivos subjacentes às dificuldades na matemática e nos mostram que nem toda dificuldade de aprendizagem matemática é originada da mesma maneira. Esta dissertação de mestrado apresenta dois estudos de caso: um realizado com estudante com Síndrome do X-Frágil e o outro com estudante com Síndrome de Prader-Willi. O objetivo foi investigar e compreender a aquisição dos princípios e procedimentos de contagem numérica e recuperação de fatos aditivos da memória em cada estudante. Os dados foram obtidos a partir de análise documental, observações em sala de aula e no espaço escolar e aplicação de tarefas para investigação do senso numérico, dos princípios e procedimentos de contagem e da recuperação de fatos aditivos da memória. Os resultados obtidos indicaram que os sujeitos pesquisados apresentam lentidão no processo de aprendizagem, especialmente na construção dos princípios da contagem numérica, falhas no desenvolvimento do senso numérico e não utilizaram recuperação dos fatos aditivos da memória. As implicações educacionais resultantes deste estudo, principalmente no que diz respeito à educação inclusiva, determinam a necessidade de um novo olhar para o processo de inclusão de estudantes com diferentes síndromes em salas de aulas regulares, pois suas características cognitivas e comportamentais indicam que a inclusão por si só não garante o sucesso escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe difficulties in learning mathematics are a very complex field and still relatively unexplored. Researches of syndromes associated with low mathematical performance indicates that different cognitive profiles underlie math learning difficulties and show us that not all of these difficulties have the same origins. This dissertation presents two case studies: one with Fragile X Syndrome (FXS) and another with Prader-Willi Syndrome (PWS). The objective was to investigate and understand the acquisition of the principles and procedures of numerical count and recovery additive facts from memory in each student. The data obtained were from documental analysis, observations in the classroom and in the school playground and applying tasks to investigate the number sense, the principles and procedures of numerical count and recovery additive facts from memory. The results indicated that the subjects studied show slow learning process, especially in the construction of the principles of counting, flawed development of number sense and did not recovery additive facts from memory. The educational implications, particularly in inclusive educations, determine a new look at the process of students with different syndromes in regular classrooms because their cognitive behavioral characteristics indicate that the inclusion only does not guarantee school success.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDifficulties in learning mathematicsen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectFragile X syndromeen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPrader-willi syndromeen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectCountingen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectAdditive factsen
dc.subjectEspaço pedagógicopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleContagem numérica e recuperação de fatos aditivos em estudantes com síndromes do x-frágil e de prader-willipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000836330pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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